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Título: Avaliação educacional : percursos avaliativos no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal no contexto da pandemia
Autor(es): Lima, Helio Farias
Orientador(es): Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Biologia - estudo e ensino
Pandemia
Data de apresentação: 7-Dez-2023
Data de publicação: 27-Nov-2025
Referência: LIMA, Helio Farias. Avaliação educacional: percursos avaliativos no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal no contexto da pandemia. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho busca investigar como aconteceram as práticas avaliativas no Ensino Médio no Distrito Federal durante a pandemia, correlacionando com o ensino de Biologia. Para isso procedeu-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental, do tipo exploratória e uma revisão narrativa. Foi realizado o mapeamento de estudos sobre pandemia e avaliação no Ensino Médio no DF, por meio de pesquisa nos artigos da Revista Com Censo, e a elaboração de um inventário de documentos norteadores sobre avaliação instituídos no contexto da pandemia, através de busca na página da Secretaria de Educação do DF na internet. A seguir os documentos e estudos são discutidos a partir dos pressupostos teóricos que fundamentam a Avaliação Formativa. A Avaliação Formativa foi discutida a partir dos pressupostos teóricos de Furtado (2007), Luckesi (2000), Hadji (2001) e Villas Boas (2019). As questões que permeiam o ensino de Biologia são apresentadas a partir das obras de Krasilchik (2019) e Machado (2020). Como resultados, verificou-se que embora os documentos norteadores se baseiem nos princípios da Avaliação Formativa, eles moldam os processos educacionais com foco na padronização de larga escala, deixando a cargo dos professores as adaptações necessárias para a implementação de uma avaliação que de fato oriente a aprendizagem. Os estudos discutidos evidenciaram que as dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem se refletiram nas avaliações e realçaram o prejuízo ao direito à Educação. Um ponto positivo retratado foi o uso de tecnologias, que podem ser incorporadas como facilitadoras do ensino.
Abstract: The present work seeks to investigate how assessment practices took place in high school in the Federal District during the pandemic, correlating it with the teaching of Biology. To this end, qualitative, bibliographical, documentary, exploratory research and a narrative review were carried out. A mapping of studies on the pandemic and assessment in high school in DF was carried out, through research in articles from Revista Com Censo, and the preparation of an inventory of guiding documents on assessment established in the context of the pandemic, through a search on the website of DF Department of Education on the internet. Next, the documents and studies are discussed based on the theoretical assumptions that underlie Formative Assessment. The formative assessment was discussed based on the theoretical assumptions of Furtado (2007), Luckesi (2000), Hadji (2001) and Villas Boas (2019). The issues that permeate the teaching of Biology are presented based on the works of Krasilchik (2019) and Machado (2020). As a result, it was found that although the guiding documents are based on the principles of Formative Assessment, they shape educational processes with a focus on large-scale standardization, leaving teachers to make the necessary adaptations to implement an assessment that actually guides the Learn. The studies discussed showed that difficulties in the teaching and learning processes were reflected in the assessments and highlighted the harm to the right to Education. A positive point portrayed was the use of technologies, which can be incorporated to facilitate teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023.
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