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Título: Impacto da escuta musical passiva em crianças autistas : protocolo para um ensaio clínico randomizado
Autor(es): Dantas, Gabriela Melcop de Castro Leal
Orientador(es): Salles, André de Mattos
Assunto: Transtorno autístico
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Musicoterapia
Crianças
Autismo
Data de apresentação: 18-Fev-2025
Data de publicação: 26-Nov-2025
Referência: DANTAS, Gabriela Melcop de Castro Leal. Impacto da escuta musical passiva em crianças autistas : protocolo para um ensaio clínico randomizado. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psiquiatria) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo tem com objetivo avaliar o efeito da Escuta Musical Passiva (EMP) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando verificar se essa intervenção não invasiva melhora sintomas clínicos, gravidade global, domínios específicos e qualidade de vida familiar. A EMP é definida como a percepção auditiva da música sem análise atenta de seus elementos, servindo como estímulo de fundo e influenciando o estado emocional do ouvinte. O desenho consiste em um ensaio clínico randomizado unicêntrico, controlado e de superioridade, com alocação 1:1 em dois grupos: um recebendo EMP e outro sem estímulo musical. Serão incluídas 60 crianças com TEA, entre 4 e 7 anos, avaliadas ao início, 5ª e 10ª semana da intervenção, utilizando escalas validadas (CARS, CGI e FQOLS). A intervenção ocorrerá por 10 semanas, com sessões semanais de 25 minutos. A análise dos resultados seguirá o princípio do intention-to-treat, empregando métodos de imputação de dados ausentes. Espera-se que a EMP promova melhorias mensuráveis na gravidade dos sintomas e na qualidade de vida familiar, reforçando seu potencial como estratégia terapêutica simples e de baixo custo. Os achados podem contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens e futuras pesquisas nessa área.
Abstract: This study aims to evaluate the effect of Passive Music Listening (PML) in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), assessing whether this non-invasive intervention improves clinical symptoms, overall severity, specific domains, and family quality of life. PML is defined as the auditory perception of music without focused analysis of its elements, serving as a background stimulus and influencing the listener’s emotional state. The study design is a single-center, randomized, controlled, superiority clinical trial with a 1:1 allocation into two groups: one receiving PML and the other without musical stimulation. A total of 60 children with ASD, aged 4 to 7 years, will be included and assessed at baseline, the 5th week, and the 10th week of the intervention using validated scales (CARS, CGI, and FQOLS). The intervention will last 10 weeks, with weekly 25-minute sessions. The analysis will follow the intention-to-treat principle, employing methods for imputing missing data. It is expected that PML will lead to measurable improvements in symptom severity and family quality of life, reinforcing its potential as a simple and low-cost therapeutic strategy. The findings may contribute to the development of new approaches and future research in this field.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Psiquiatria, 2025.
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