| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Nápolis, Patrícia Maria Martins | - |
| dc.contributor.author | Ferreira, Bruna Evelin de Campos | - |
| dc.contributor.author | Santos, Vitor de Souza | - |
| dc.identifier.citation | FERREIRA, Bruna Evelin de Campos; SANTOS, Vitor de Souza. Educação ambiental e o filme Avatar (O Caminho da Água): perspectivas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A definição de educação ambiental é complexa e possui várias vertentes, mas todas, cada uma à sua maneira, convergem para delinear a relação do ser humano com a natureza de forma harmônica, compatível e sustentável a longo prazo. Neste trabalho, foi analisada a educação ambiental conforme a Política Nacional de Educação Ambiental, no filme “Avatar: O caminho da Água”, enfatizando os conceitos da interação humana com a natureza e os valores socioecológicos e bioéticos. A comunidade desta pesquisa foi formada por estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) da escola Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho, Distrito Federal. Para a pesquisa, houve a divisão da metodologia em fases: os investigadores reviram o longa-metragem “Avatar: O Caminho da Água” e elaboraram um questionário. Posteriormente, foi exibido o filme a 19 alunos, na faixaetáriade14a16anos, enquanto anotações de comentários pertinentes feitos pelos estudantes eram executadas. Por fim, os participantes da pesquisa responderam aos questionários. Dos 19 estudantes que assistiram ao filme, 10 responderam ao questionário. Tratando-se de um filme de longa duração (3 horas e 12 minutos), é a principal alternativa para explicar a desistência de quase 43% dos alunos do presente estudo de caso. Quanto aos resultados obtidos, os estudantes demonstraram, em sua maioria, compreender conceitos voltados à sustentabilidade e sobre boas práticas de vivência em sociedade. Além disso, foi observado que os discentes fizeram um exercício de reflexão e senso crítico acerca de bioética, problematização da colonização e ao sistema econômico hegemônico da Terra, sendo todas as temáticas propiciadas a partir do enredo do filme. Em síntese, o filme Avatar (O caminho da Água), na perspectiva dos alunos do 9º ano, é um grande instrumento pedagógico em relação à educação ambiental, uma vez que vários elementos figurados no enredo e no contexto das cenas, são princípios básicos da educação ambiental. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Recursos audiovisuais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.title | Educação ambiental e o filme Avatar (O Caminho da Água) : perspectivas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T15:19:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T15:19:25Z | - |
| dc.date.submitted | 2023-12-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42579 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
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| Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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