Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_YasminDeSouzaBarbosa_tcc.pdf633,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepções sobre quiet quitting : um estudo com colaboradores de uma cooperativa de crédito
Autor(es): Barbosa, Yasmin de Souza
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Quiet quitting
Engajamento no trabalho
Data de apresentação: 1-Jul-2025
Data de publicação: 25-Nov-2025
Referência: BARBOSA, Yasmin de Souza. Percepções sobre quiet quitting: um estudo com colaboradores de uma cooperativa de crédito. 2025. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O termo quiet quitting (ou demissão silenciosa em português) ganhou popularidade nas redes sociais no período pós-pandêmico da COVID-19, emergindo como um fenômeno que despertou o interesse das novas gerações e se tornou um desafio para gestores e profissionais de recursos humanos. O tema gerou tanto defesas quanto críticas sobre essa forma de desengajamento no ambiente de trabalho. O quiet quitting é um ato que reflete a personalidade do colaborador ou o ambiente de trabalho? As múltiplas interpretações sobre o tema abrangem desde análises políticas até debates sobre o bem-estar psicológico dos trabalhadores em seus ambientes profissionais. Independentemente da abordagem, a demissão silenciosa virou um tema de destaque quando o assunto engajamento é discutido. Este estudo buscou investigar, no contexto específico de colaboradores de uma cooperativa de crédito, a ocorrência concreta do quiet quitting em uma rotina organizacional real. Por meio de uma abordagem qualitativa, constatou-se que o fenômeno não se restringe ao ambiente virtual, mas manifesta-se efetivamente na realidade dos participantes e seus colegas de trabalho. Os resultados indicam que os entrevistados percebem o quiet quitting como um fator que impacta negativamente o desempenho organizacional e corrói a cultura da cooperativa. Ao mesmo tempo, os participantes sugerem que uma revisão no planejamento estratégico poderia evitar a demissão silenciosa. A pesquisa confirma, portanto, que esse fenômeno globalizado, inicialmente difundido em contextos do norte global, apresenta manifestações tangíveis no cenário organizacional analisado, contribuindo para a compreensão de suas particularidades em um ambiente cooperativista local.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.