Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42576
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DiainaraDaSilvaFigueiredo_tcc.pdf536,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Principais percepções da herpetofauna do cerrado em um ambiente não formal de ensino no Parque ecológico do Jardim Botânico de Brasília
Autor(es): Figueiredo, Diainara da Silva
Orientador(es): Colli, Guarino Rinaldi
Assunto: Educação ambiental
Percepção ambiental
Cerrado
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 25-Nov-2025
Referência: FIGUEIREDO, Diainara da Silva. Principais percepções da herpetofauna do cerrado em um ambiente não formal de ensino no Parque ecológico do Jardim Botânico de Brasília. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Por diversos fatores, cada indivíduo reage e responde ao ambiente em que está inserido, estabelecendo ou distanciando conexões com o meio circundante. Analisar a percepção ambiental das pessoas possibilita compreender a relação do ser humano com a natureza, fornecendo uma base sólida para direcionar as práticas educativas na área da educação ambiental. Neste contexto, o presente trabalho buscou avaliar a percepção ambiental dos visitantes do Jardim Botânico de Brasília em relação à herpetofauna do Cerrado, identificando suas impressões predominantes, as relações estabelecidas com esses animais e também mensurando o grau de informação e interesse desse público sobre o tema. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada a abordagem qualitativa exploratória, investigando a relação dessas pessoas com os répteis e os anfíbios. O instrumento de pesquisa foi um questionário aberto, cujas respostas foram trabalhadas a partir da análise de conteúdo. Observou-se que boa parte dos respondentes não compreende o termo “herpetofauna” nem quais organismos pertencem a essa classificação. No entanto, ao se referir diretamente aos répteis e anfíbios, as pessoas conseguem compreender melhor, dando exemplos de animais que pertencem de fato à herpetofauna. Ficou evidente a existência de certas lacunas quanto ao conhecimento dos répteis e anfíbios, enfatizando a necessidade de promover ações educativas que propiciem o acesso à informação científica sobre a biologia e a importância desses organismos. Esta pesquisa pode servir como inspiração para futuros trabalhos que visam abordar a educação ambiental focada na herpetofauna do Jardim Botânico de Brasília, delineando práticas educativas com base nas concepções focalizadas aqui.
Abstract: Due to various factors, each individual reacts and responds to the environment in which is inserted, establishing or moving away from connections with the surrounding environment. Analyzing people's perception of the environment makes possible to understand the relationship between human beings and nature, providing solid basis for guiding educational practices in the area of environmental perception. In this context, the present work sought to assess the environmental perception of Brasília Botanical Garden´s visitors in relation to the herpetofauna of the Cerrado, identifying their predominant impressions and the relationships established with these animals by measuring their level of information and interest on the topic. To achieve this purpose, an exploratory qualitative approach was used by investigating the relationship of these people with reptiles and amphibians. For this to happen, an open questionnaire, whose answers were evaluated with basis on the content analysis, was used. It was observed that most respondentes neither understand the term herpetofauna nor know which organisms belong to this classification. However, when referring directly to reptiles and amphibians, people could finaly give examples of animals that actually belong to the herpetofauna. Some gaps were detected in knowledge about reptiles and amphibians, what emphasizes the need to promote educational actions that provide access to scientific information about the biology and importance of these organisms. This research offers basis for future works that aim to address environmental education focused on herpetofauna of Brasília Botanical Garden, outlining educational practices based on the concepts focused in this paper.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.