Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BeatrizDuarteBugoni_tcc.pdf381,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
dc.contributor.authorBogoni, Beatriz Duarte-
dc.identifier.citationBOGONI, Beatriz Duarte. A contribuição dos laboratórios de ensino de Ciências para a formação inicial de professores. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs Laboratórios de Ensino de Ciências desempenham um papel crucial na formação inicial de professores e na promoção de uma educação científica. Esses espaços proporcionam um ambiente propício para experimentação, descoberta e aprendizado ativo, permitindo que os professores em formação desenvolvam habilidades essenciais para sua prática educacional. A experiência da prática docente vivenciada no Laboratórios de Ensino de Ciências não apenas fortalece a compreensão dos princípios científicos, mas também aprimora as habilidades pedagógicas dos futuros professores. A possibilidade de experimentar diferentes abordagens de ensino, adaptando-as a variados estilos de aprendizagem, é fundamental para o desenvolvimento da prática docente. A pesquisa buscou compreender como o Laboratório de Ensino de Ciências é capaz de promover a articulação entre teoria e prática, aliada ao emprego eficaz de recursos pedagógicos, de forma a contribuir para a formação de professores. A investigação procedeu-se por uma pesquisa de análise qualitativa de duas etapas, a primeira sendo uma pesquisa de levantamento bibliográfico buscando pelas palavras-chave “laboratório de ensino de ciências” e “formação inicial de professores” e a segunda um questionário produzido no google forms buscando avaliar a percepção dos alunos de licenciatura em ciências biológicas da Universidade de Brasília acerca do ambiente do Laboratório de Ensino de Ciências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciência - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordLaboratórios experimentaispt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA contribuição dos laboratórios de ensino de Ciências para a formação inicial de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-25T14:40:02Z-
dc.date.available2025-11-25T14:40:02Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42575-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Science Teaching Laboratories play a crucial role in initial teacher training and promoting scientific education. These spaces provide an environment conducive to experimentation, discovery and active learning, allowing pre-service teachers to develop essential skills for their educational practice. The experience of teaching practice experienced in the Science Teaching Laboratories not only strengthens the understanding of scientific principles, but also improves the pedagogical skills of future teachers. The possibility of experimenting with different teaching approaches, adapting them to different learning styles, is fundamental for the development of teaching practice. The research sought to understand how the Science Teaching Laboratory is capable of promoting the articulation between theory and practice, combined with the effective use of pedagogical resources, in order to contribute to teacher training. The investigation was carried out through a two-stage qualitative analysis research, the first being a bibliographic survey searching for the keywords “science teaching laboratory” and “initial teacher training” and the second a questionnaire produced on Google forms seeking to evaluate the perception of undergraduate students in biological sciences at the University of Brasília regarding the environment of the Science Teaching Laboratory.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.