Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AgathaPaschoal_MatheusCosta_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto Flora: as TDICs como ferramenta didática
Autor(es): Paschoal, Ágatha Alencar
Costa, Matheus Ferreira
Orientador(es): Oliveira, Sarah Christina Caldas
Coorientador(es): Russo, Cristiane Rodrigues Menezes
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Cerrado - plantas nativas
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 25-Nov-2025
Referência: PASCHOAL, Ágatha Alencar; COSTA, Matheus Ferreira. Projeto Flora: as TDICs como ferramenta didática. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A evolução das tecnologias resultou em sua inevitável inserção no cotidiano por parte da população, e o ambiente escolar não foi exceção. As tecnologias podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizado e servir como potente ferramenta para professores. O presente estudo utilizou-se de tecnologias como ferramenta didática para alunos do Ensino Médio, da disciplina de Biologia, do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN),focando no ensino da vegetação do Cerrado. Espera-se examinar a efetividade da aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como ferramenta didática, em uma aula dinâmica de Botânica realizada no espaço externo da escola, denominada área verde, a partir do desenvolvimento de uma página on-line com os estudantes e da utilização de QR Codes. A pesquisa consistiu em três etapas: (i) o Workshop, com a pesquisa e a produção dos materiais para o desenvolvimento do website e posterior vinculação aos QR Codes; (ii) a dinâmica gerada a partir dos materiais produzidos; (iii) a aplicação de questionário, sendo este voltado para a intervenção. Observou-se uma participação de 7 alunos em uma turma de 20, em que tivemos opiniões positivas, em sua maioria, contando somente com 1 estudante contrário à inserção das TDICs no ensino. O posicionamento deste aluno é devido à afirmação de que as atividades tradicionais trazem maior veracidade aos conteúdos ministrados. No entanto, no âmbito geral, houve 37 respostas positivas e 3 negativas no questionário da intervenção, onde os alunos comentaram sobre a riqueza do conteúdo e a praticidade das atividades com tecnologias por causa da familiaridade com os aparelhos celulares e do contato direto com estes, comprovando o sucesso na inserção das TDICs no ensino de Botânica.
Abstract: The evolution of technology has resulted in its inevitable insertion into everyday life by the population, and the school environment has been no exception. Technologies can be used in the teaching-learning process and serve as a powerful tool for teachers. This study used technology as a didactic tool for high school biology students at theCentrodeEnsinoMédio da Asa Norte (CEAN),focusingontheteachingofCerradovegetation.Theaimistoexamine the effectiveness of applying Digital Information and Communication Technologies (DICTs) as a teaching tool in a dynamic botany lesson held outside the school, based on the development of an online page with the students and the use of QR Codes. The research consisted of three stages: (i) the Workshop, with the research and productionofmaterialsfor the development of the website and subsequent linking to the QR Codes; (ii) the dynamics generated from the materials produced; (iii) and, finally, the questionnaire, whichfocusedon the intervention. There were 7 students in a class of20,mostofwhomhadpositiveopinions, with only 1 student opposed to the use of DICTs inteaching.Thisstudent'spositionisdueto the statement that traditional activities bring greater veracity to the content taught. However, overall, there were 37 positive responses and 3 negative responses in the intervention questionnaire, where the students commented on the richness of the content and the practicality of the activities with technologies due to their familiarity with cell phones and directcontactwiththem,provingthesuccessofusingDICTsinbotanyteaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.