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Título: A celeridade da contratação integrada : realidade ou mito?
Autor(es): Rocha, Oscar César de Jesus
Orientador(es): Saraiva, Mayla Cristina Costa Maroni
Assunto: Licitação pública
Obras públicas
Contratações públicas
Data de apresentação: 2024
Data de publicação: 25-Nov-2025
Referência: ROCHA, Oscar César de Jesus. A celeridade da contratação integrada: realidade ou mito?. 2024. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Contabilidade e Finanças Públicas Municipais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho investiga o uso da contratação integrada em obras públicas como uma tática para superar o problema das obras paralisadas, um problema que afeta adversamente tanto a administração pública quanto a população. A pesquisa é motivada pelo objetivo de explorar a existência de provas empíricas que sustentem a premissa de que o regime de execução indireta, conhecido como contratação integrada, pode acelerar a entrega de obras públicas rodoviárias federais. A investigação é categorizada como exploratória em relação aos seus objetivos, adotando estudo de caso e análise documental como métodos técnicos, e emprega uma abordagem qualitativa. Os achados sugerem que o uso do modelo de contratação integrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) enfrenta desafios significativos relacionados à demora nas fases de desenvolvimento e aprovação dos projetos básicos e executivos. Essa situação tem se mostrado um grande obstáculo para o cumprimento dos prazos inicialmente estabelecidos para a finalização das obras.
Abstract: This work investigates the use of design build in public works as a tactic to overcome the problem of halted constructions, an issue that adversely affects both public management and society. The study is driven by the intention to explore the existence of empirical evidence supporting the premise that the indirect execution regime, known as design build, can speed up the delivery of federal road public works. The investigation is categorized as exploratory in relation to its objectives, adopting case study and document analysis as technical methods, and employs a qualitative approach. The findings suggest that the use of the integrated contracting model by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) faces significant challenges related to delays in the development and approval phases of basic and executive projects. This situation has proven to be a major obstacle to meeting the deadlines initially set for the completion of the works.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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