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dc.contributor.authorSilva, Hellen Lopes da-
dc.contributor.authorMendes, Júlia Viana-
dc.identifier.citationSILVA, Hellen Lopes da; MENDES, Júlia Viana. Fatores associados à autopercepção vocal de professores de ensino fundamental. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar a relação entre a autopercepção vocal e os fatores de risco relacionados à constituição individual, à inserção no ambiente de trabalho e ao uso de voz no processo de trabalho, em professores das séries iniciais do ensino fundamental. Método: Participaram do presente estudo 119 professores de escolas do 1º ao 5º anos do ensino fundamental do Distrito Federal e entorno, com idade média de 42 anos e oito meses, sendo 108 do gênero feminino e 11 do gênero masculino. Os participantes responderam a Escala de Sintomas Vocais, o Índice de Fadiga Vocal, o Índice de Triagem de Distúrbios da Voz, e um questionário elaborado pelos autores com perguntas sobre os fatores de risco para os distúrbios vocais relacionados ao trabalho. Utilizou-se a regressão linear múltipla para previsão dos escores dos protocolos de autoavaliação. Resultados: Possuir frequentemente inflamação na garganta, não realizar acompanhamento fonoaudiológico e não praticar atividade física foram previsores da autopercepção de sintomas vocais (p<0,001; R2=0,324). Falar por longos períodos, dificuldade para ouvir ou diagnóstico de perda auditiva, e local de trabalho com ventilação insuficiente foram previsores do escore de triagem vocal (p<0,001; R2=0,391); e, inflamação na garganta foi previsor da autopercepção de fadiga vocal (p<0,001; R2=0,160). Conclusão: Sintomas de voz e fadiga foram previstos por questões relacionadas à constituição individual, enquanto na triagem vocal, os distúrbios vocais foram previstos por fatores de constituição individual associados a questões de processo e ambiente de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordDisfoniapt_BR
dc.subject.keywordSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleFatores associados à autopercepção vocal de professores de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-24T22:05:38Z-
dc.date.available2025-11-24T22:05:38Z-
dc.date.submitted2023-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42557-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: Analyzing the relationship between vocal self-perception and risk factors related to individual constitution, the inclusion in the workplace and the use of voice in the work process, in teachers of the first grades of elementary school. Method: This study involved 119 teachers from primary schools in the Federal District and surrounding areas, with an average age of 42 years and eight months, 108 of them were females and 11 were males. The participants answered the Vocal Signs Scale, the Vocal Fatigue Index, the Voice Disorders Screening Index, and a quiz prepared by the authors with questions about risk factors for work-related vocal disorders. Multiple linear regression was used to predict the scores of the self-assessment protocols. Results: Having frequent throat inflammation, not having speech therapy and not practicing physical activity were indicators of self-perception of vocal symptoms (p<0.001; R2=0.324). Speaking for long periods, hearing difficulty or diagnosis of hearing loss, and a workplace without enough ventilation were predictors of the vocal screening score (p<0.001; R2=0.391); and throat inflammation was a predictor of self-perception of vocal fatigue (p<0.001; R2=0.160). Conclusion: Voice signs and fatigue were predicted by issues related to individual constitution, while in voice screening, voice disorders were predicted by individual constitution factors associated with process and work environment issues.pt_BR
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