Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42552
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EduardoGabrielPereiraKai_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ruído em unidade de terapia intensiva e de cuidado intermediário neonatal após intervenção de conscientização
Autor(es): Kai, Eduardo Gabriel Pereira
Orientador(es): Silva, Isabella Monteiro de Castro
Assunto: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Ruído
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 24-Nov-2025
Referência: KAI, Eduardo Gabriel Pereira. Ruído em unidade de terapia intensiva e de cuidado intermediário neonatal após intervenção de conscientização. 2023. 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Ceilândia, 2023.
Resumo: As UTIN e UCIN são ambientes de cuidado aos neonatos que necessitem de atenção integral e de acompanhamento contínuo. Com o intuito de promover o aumento de sobrevida desses pacientes, são utilizados diversos recursos tecnológicos que se somados as condutas profissionais acabam tornando essas unidades mais ruidosas. Os ruídos em excesso podem causar alterações significativas nos bebês, nos profissionais e pais. O objetivo deste estudo é comparar os Níveis de Pressão Sonora (NPS) pré e pósintervenção em um hospital público da atenção neonatal do Distrito Federal, buscando alcançar os níveis recomendados pelas normas vigentes. Trata-se de um estudo prospectivo, longitudinal e quantitativo. Foi realizada a medição do ruído com um decibelímetro em três anos distintos, 2019, 2022 e 2023, para que os dados fossem comparados estatisticamente. Como resultado, observou-se que os valores encontrados foram acima do recomendado pelas normas nacionais e internacionais. Os resultados enfatizam a necessidade contínua de estratégias educativas e mudanças comportamentais para melhorar a qualidade acústica em ambientes hospitalares. Em 2023 os valores médios registrados dos anos foram comparados estatisticamente, demonstrando uma redução significativa nos níveis de ruído após a intervenção. Conclui-se que todos os anos ultrapassaram os limites recomendados pelas normas regulamentadoras, porém no ano de 2023, pós-intervenção, verificou-se uma diminuição dos níveis de ruídos se comparados aos anos anteriores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.