Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_DiegoAndreGomesLagunaPraxedes_tcc.pdf574,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do campo progressista na formulação de políticas criminais no Brasil : um estudo de caso sobre a atuação da oposição ao governo Bolsonaro na análise do pacote anticrime na Câmara dos Deputados
Autor(es): Praxedes, Diego André Gomes Laguna
Orientador(es): Carvalho, André Borges de
Assunto: Política criminal
Bolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governo
Legislação penal
Brasil
Data de apresentação: 9-Mar-2025
Data de publicação: 24-Nov-2025
Referência: PRAXEDES, Diego André Gomes Laguna. A influência do campo progressista na formulação de políticas criminais no Brasil: um estudo de caso sobre a atuação da oposição ao governo Bolsonaro na análise do pacote anticrime na Câmara dos Deputados. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho analisa a atuação de parlamentares de oposição ao governo Bolsonaro durante a tramitação do chamado Pacote Anticrime na Câmara dos Deputados, com foco nas estratégias utilizadas para tensionar e modificar o conteúdo original da proposta legislativa. Por meio de uma abordagem qualitativa, com análise documental e discursiva, a pesquisa investiga como tais parlamentares buscaram mitigar os aspectos mais punitivistas do projeto, articulando argumentos técnicos, regimentais e políticos. Os resultados indicam que, mesmo em um contexto de hegemonia conservadora e centralidade do Executivo, é possível identificar formas relevantes de atuação oposicionista que interferem no processo normativo. A pesquisa contribui para o debate sobre a produção legislativa penal no Brasil e os limites e possibilidades da ação progressista dentro deste tema.
Abstract: This study analyzes the role of opposition members of the Brazilian Congress during the legislative process of the so-called "Anti-Crime Package" under the Bolsonaro administration, focusing on the strategies employed to challenge and modify the original content of the bill. Using a qualitative approach based on document and discourse analysis, the research explores how these legislators sought to reduce the most punitive aspects of the proposal through technical, procedural, and political arguments. The findings suggest that, even within a conservative and executive-dominated context, it is possible to identify meaningful opposition efforts capable of influencing legislative outcomes. This study contributes to the broader discussion on criminal justice legislation in Brazil and the limits and possibilities of progressive action in adverse settings
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.