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Título: Inteligência artificial na melhoria do processo de trabalho na administração pública
Autor(es): Silva, Paulo Sousa
Orientador(es): Mendes, Nara Cristina Ferreira
Assunto: Inteligência artificial
Trabalho - setor público
Administração pública
Data de apresentação: 22-Jul-2024
Data de publicação: 24-Nov-2025
Referência: SILVA, Paulo Sousa. Inteligência artificial na melhoria do processo de trabalho na administração pública. 2024. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Contabilidade e Finanças Públicas Municipais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este artigo tem o objetivo de medir e analisar o nível de melhoria do processo de trabalho em 4 (quatro) instituições públicas, que utilizam diversas soluções de Inteligência Artificial (IA), por meio da percepção dos servidores públicos. A pesquisa foi realizada utilizando-se a Escala Likert com 5 (cinco) categorias de respostas para obter a percepção dos servidores públicos do processo de trabalho. A metodologia utilizada foi o enfoque qualitativo e quantitativo. Assim, as hipóteses foram verificadas e os objetivos propostos foram atingidos com a constatação da melhoria do processo de trabalho, por meio da percepção dos servidores públicos. Neste sentido, a análise dos resultados permitiu concluir que a utilização da IA pela Administração Pública reduz a burocracia, na realização do trabalho; aumenta a transparência do processo e das ações do governo; aumenta a eficiência do trabalho; previne fraudes e/ou corrupção; contribui para redução de desperdícios ou redução no uso de recursos (operações governamentais); promove o aumento da automação, na realização do trabalho. Portanto, ficou evidente que a IA desempenha um papel fundamental na promoção de melhorias em diversas áreas da Administração Pública.
Abstract: The aim of this article is to measure and analyse the level of improvement in the work process in 4 (four) public institutions, which use various Artificial Intelligence (AI) solutions, through the perception of civil servants. The survey was carried out using a Likert Scale with 5 (five) response categories to obtain civil servants' perceptions of the work process. The methodology used was therefore qualitative and quantitative. In this way, the hypotheses were verified and the proposed objectives were achieved by verifying the improvement of the work process through the perception of civil servants. In this sense, the analysis of the results led to the conclusion that the use of AI by the Public Administration reduces bureaucracy when carrying out work; increases the transparency of government processes and actions; increases work efficiency; prevents fraud and/or corruption; contributes to reducing waste or reducing the use of resources (government operations); promotes increased automation when carrying out work. It is therefore clear that AI plays a fundamental role in promoting improvements in various areas of Public Administration.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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