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Título: Jogos cooperativos, sua importânica e aceitação nas aulas de educação física : um estudo com os alunos do 3º ano do ensino fundamental na E. M. E. F. Joaquim Vicente Rondon
Autor(es): Vieira, Márcia Gonçalves
Orientador(es): Monteiro, Alan Rogério Lara de
Assunto: Jogos cooperativos
Educação física (Ensino fundamental)
Educação física para crianças
Data de apresentação: Ago-2012
Data de publicação: 7-Jan-2013
Referência: VIEIRA, Márcia Gonçalves. Jogos cooperativos, sua importânica e aceitação nas aulas de educação física: um estudo com os alunos do 3º ano do ensino fundamental na E. M. E. F. Joaquim Vicente Rondon. 2012. xi, 44 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho, 2012.
Resumo: O presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e sua materialização compreende o estudo de campo, pesquisa exploratória e bibliográfica. Examina material sobre Jogos Cooperativos, sua importância e aceitação nas aulas de Educação Física - um estudo com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na E. M. E. F. Joaquim Vicente Rondon, localizada na zona sul de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Com a proposição de questionários, entrevistas e observações na aulas de Educação Física. Tem por intenção, concentrar experiências norteadas por observações sobre a aceitação dos Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física, como também sua importância no processo ensino e aprendizagem. Realizamos os primeiros apontamentos para a compreensão do nosso universo de estudo, tendo como tema central “Jogos Cooperativos” e sua importância e aceitação nas aulas de Educação Física- um estudo com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que é de suma importância, fazendo deste assunto um fator primordial a ser trabalhado por todos os pedagogos, professores, comunidade, escola e familiares que tenham a intenção de educar, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Consequentemente, apontamos os determinantes que atravessam a materialização destes trabalhos e vislumbramos nas contradições de praticas sociais a possibilidade de identificar o nível de aceitação dos alunos nessa faixa etária com a intenção de construirmos um ambiente saudável socialmente, mostrando a função dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física e na construção interdisciplinar e social do processo ensino e aprendizagem, também o desenvolvimento dos educandos alcançado através deste. Também, será abordada a importância dos jogos cooperativos na construção dos conceitos sociais e para isto, consultou-se a opinião de diversos autores, muitos conhecidos, como Vygotsky, Piaget, Frigotto, Orlink, Brotto, Cazaux Haydt, Castelane, Miranda e muitos outros que de forma direta ou indiretamente citam em seus livros a importância dos jogos cooperativos na formação social. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study is characterized by a qualitative approach and its embodiment comprises the field study, exploratory research and literature. Examines material on Cooperative Games, its importance and acceptance in physical education classes - a study with students of 3rd year of elementary school in E. M. E. F. Joaquim Vicente Rondon, located in the south of Porto Velho, capital of Rondonia state. With the proposition of questionnaires, interviews and observations in physical education classes. This is intended to concentrate experiences guided by observations on the acceptance of Cooperative Games in Physical Education classes, as well as its importance in the teaching and learning. We conducted the first notes to the understanding of our universe of study, with the theme "Cooperative Games" and its importance and acceptance in physical education classes, a study with students of 3rd year of elementary school, which is of paramount importance, making this issue a primary factor to be worked by all educators, teachers, community, school and family that they intend to educate, knowing that it does not simply pass on information or show only one way, but to help the child to take consciousness of itself, others and society. Consequently, we point out the determinants that cross the materialization of these works and we see the contradictions of social practices is possible to identify the level of acceptance of students in this age group with the intention of building a socially healthy environment, showing the role of cooperative games in lessons Physical Education and constructing social and interdisciplinary teaching and learning process, also the development of students reached through this. It will also be discussed the importance of cooperative games in the construction of social concepts and for this, we referred to the opinion of many authors, many known as Vygotsky, Piaget, Frigotto, Orlink, Brotto, Cazaux Haydt, Castelane, Miranda and many others that directly or indirectly in his books cite the importance of cooperative games in the social formation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró–Licenciatura, Pólo Porto Velho, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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