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Título: Emendas parlamentares : importância e desafios de execução em um município acreano
Outros títulos: Parliamentary amendments : importance and implementation challenges in a municipality in the state of Acre (brazilian amazon)
Autor(es): Araújo, Juliana de Souza
Orientador(es): Alcântara, Lucas Teles de
Assunto: Emendas parlamentares
Municípios (Brasil)
Gestão municipal
Data de apresentação: 24-Jun-2024
Data de publicação: 19-Nov-2025
Referência: ARAÚJO, Juliana de Souza. Emendas parlamentares: importância e desafios de execução em um município acreano. 2024. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Contabilidade e Finanças Públicas Municipais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: As emendas parlamentares constituem uma importante ferramenta para o direcionamento de recursos públicos para áreas prioritárias, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. No entanto, para o executivo local, a execução dessas emendas pode ser um processo complexo e desafiador, especialmente em municípios de menor e médio porte, com parcas receitas próprias. Este estudo analisou a percepção dos gestores e servidores municipais de um município de médio porte do Estado do Acre sobre os desafios na execução de emendas parlamentares, buscando identificar a importância das emendas, os principais obstáculos em sua implementação e as medidas necessárias para aprimorar esse processo. A pesquisa utilizou o método quantitativo para coletar os dados, com uso de questionários com perguntas fechadas e abertas. Os resultados mostraram que as emendas parlamentes são fundamentais para a vida do município e que a falta de capacitação técnica compromete a gestão dos recursos provenientes de emendas parlamentares e a efetividade das políticas públicas. Além da falta de capacitação técnica, os gestores e servidores também apontaram outros desafios como importantes, tais como: a rotatividade de servidores municipais nos cargos de gestão, a mudança da gestão municipal ou a descontinuidade política, o atraso na liberação de recursos, etc.
Abstract: Parliamentary amendments are an important tool for directing public resources to priority areas, boosting the socioeconomic development of municipalities. However, for the local executive, implementing these amendments can be a complex and challenging process, especially in small and medium-sized municipalities, which have little own revenue. This study analyzed the perception of municipal managers and employees of a medium-sized municipality in the State of Acre about the challenges in implementing parliamentary amendments, seeking to identify the importance of amendments, the main obstacles in their implementation and the measures necessary to improve this process. The research used the quantitative method to collect data, utilizing questionnaires with closed and open questions. The results showed that parliamentary amendments are fundamental to the life of the municipality and that the lack of technical training compromises the management of resources from parliamentary amendments and the effectiveness of public policies. In addition to the lack of technical training, managers and employees also highlighted other challenges as important, such as: the turnover of municipal employees in management positions, changes in municipal management or political discontinuity, delays in the release of resources, etc.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
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