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Título: Estado do conhecimento sobre jogos eletrônicos na Educação Física escolar
Autor(es): Pereira, Caroline Silva
Orientador(es): Frasson, Jéssica Serafim
Assunto: Jogos eletrônicos
Educação física escolar
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 16-Jul-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: PEREIRA, Caroline Silva. Estado do conhecimento sobre jogos eletrônicos na Educação Física escolar. 2025. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a produção do conhecimento sobre a relação entre jogos eletrônicos e o desenvolvimento motor no contexto da Educação Física escolar, buscando compreender como essa temática tem sido abordada nos últimos anos. A relevância da pesquisa justifica-se pela crescente presença da tecnologia no cotidiano de crianças e adolescentes, bem como pela necessidade de compreender de que forma esses recursos digitais se articulam com o ensino da Educação Física e com o desenvolvimento motor. Ao mapear e analisar a literatura acadêmica sobre o tema, o estudo pretende identificar lacunas, tendências e contribuições teóricas, oferecendo uma visão panorâmica da produção existente. Com isso, visa contribuir para o avanço do conhecimento na área e subsidiar educadores e gestores no desenvolvimento de práticas pedagógicas mais alinhadas à realidade dos alunos, favorecendo seu desenvolvimento integral. A investigação insere-se na abordagem do "Estado do Conhecimento", de caráter descritivo e analítico, e fundamenta-se em referenciais teóricos como Bracht, Vygotsky, entre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
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