Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_EliasEstevamSantana_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Educação Física como tema da produção do conhecimento na Revista Com Censo – Estudos Educacionais Do Distrito Federal (RCC)
Autor(es): Santana, Elias Estevam
Orientador(es): Frasson, Jéssica Serafim
Assunto: Educação física
Educação física - produção científica
Data de apresentação: 23-Jul-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: SANTANA, Elias Estevam. A Educação Física como tema da produção do conhecimento na Revista Com Censo – Estudos Educacionais Do Distrito Federal (RCC). 2025. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O atual estudo tem como objetivo geral compreender a produção do conhecimento em Educação Física veiculadas na revista Com Censo - Estudos Educacionais do Distrito Federal. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de abordagem descritiva qualitativa utilizando como fonte de pesquisa a Revista Com Censo - Estudos Educacionais do Distrito Federal. O instrumento para mapeamento e obtenção dos dados foi a leitura dos resumos, para obtenção dos temas, objetivos, instrumentos de pesquisa, sujeitos participantes e palavras-chave, que foram condensados em uma tabela. Sendo todos os artigos selecionados para a análise colocados em uma tabela evidenciando a data, o título e sua autoria para facilitar a visualização. Cujo os resultados obtidos mostram uma grande inconstância ao decorrer dos anos, onde há momentos de aumento, diminuição, e até ausência na quantidade de produções. Acerca da metodologia, os resultados mostram que a abordagem qualitativa foi a mais escolhida, seguida pela abordagem quali-quanti, mas vale ressaltar que grande parte dos estudos não identificou sua abordagem. Seu principal instrumento de coleta foi a análise de dados, seguido pela entrevista e questionários. E por fim foram criadas 4 nuvens de palavras divididas em categorias para facilitar a expressar aquilo que vem sendo pesquisado dentro das produções da revista. Visto isto, foi evidenciado que existe uma inconstância nas produções dentro da revista, onde apenas em edições temáticas e em dossiês temáticos durante o período analisado que e Educação Física foi tratada de forma mais presente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.