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Título: Quais são as estratégias pedagógicas dos professores da Educação Física escolar para abordar a competição nas aulas? Uma revisão narrativa
Autor(es): Ribeiro, Robert Aguiar de Oliveira
Orientador(es): Pérez Morales, Juan Carlos
Assunto: Esportes
Esportes e educação
Esportes para crianças
Competição no esporte
Competições escolares
Data de apresentação: 18-Fev-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: RIBEIRO, Robert Aguiar de Oliveira. Quais são as estratégias pedagógicas dos professores da Educação Física escolar para abordar a competição nas aulas? Uma revisão narrativa. 2025. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Introdução: Os jogos esportivos são importantes para ensinar valores como respeito e cooperação. No entanto, a competição, ligada a esses jogos, pode causar exclusão e outros desafios. Objetivo: O objetivo desse estudo foi investigar através da literatura científica na área da pedagogia do esporte e da Educação Física, como a competição nos jogos esportivos tem sido abordada no contexto escolar, destacando as principais estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física. Material e Métodos: O trabalho consiste numa revisão narrativa, realizada por meio de pesquisas feitas nas bases de dados PubMed, EBSCO e Web of Science. Foram empregados os seguintes descritores: Crianças, Educação Física, Esportes, Escola, Estratégias de Ensino e Competição. Ao fim da busca, foram selecionados definitivamente 6 estudos, abrangendo análises de pesquisas observacionais e interventivas. Resultados: Verifica-se que uma das estratégias pedagógicas que o professor de Educação Física pode empregar para abordagem da competição nas aulas é recorrer a modelos pedagógicos como o Sport Education e o estímulo ao fair-play. Conclusão: A realização desta revisão narrativa permitiu concluir que é possível abordar a competição nas aulas de Educação Física de forma inclusiva e positiva. A competição, quando bem contextualizada, promove benefícios como o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Contudo, é essencial equilibrá-la com atividades cooperativas para evitar atitudes negativas dos alunos.
Abstract: Introduction: Sports games are important for teaching values such as respect and cooperation. However, the competition linked to these games can cause exclusion and other challenges. Objective: The objective of this study was to investigate, through scientific literature in the area of sports pedagogy and Physical Education, how competition in sports games has been approached in the school context, highlighting the main pedagogical strategies used by Physical Education teachers. Material and Methods: The work consists of a narrative review, carried out through searches carried out in the PubMed, EBSCO and Web of Science databases. The following descriptors were used: Children, Physical Education, Sports, School, Teaching Strategies and Competition. At the end of the search, 6 studies were definitively selected, covering analyzes of observational and interventional research. Results: It appears that one of the pedagogical strategies that Physical Education teachers can employ to approach competition in classes is to resort to pedagogical models such as Sport Education and the encouragement of fair play. Conclusion: Carrying out this narrative review allowed us to conclude that it is possible to approach competition in Physical Education classes in na inclusive and positive way. Competition, when well contextualized, promotes benefits such as the social and emotional development of students. However, it is essential to balance it with cooperative activities to avoid negative attitudes from students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
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