| Título: | Quais são as estratégias pedagógicas dos professores da Educação Física escolar para abordar a competição nas aulas? Uma revisão narrativa |
| Autor(es): | Ribeiro, Robert Aguiar de Oliveira |
| Orientador(es): | Pérez Morales, Juan Carlos |
| Assunto: | Esportes Esportes e educação Esportes para crianças Competição no esporte Competições escolares |
| Data de apresentação: | 18-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | RIBEIRO, Robert Aguiar de Oliveira. Quais são as estratégias pedagógicas dos professores da Educação Física escolar para abordar a competição nas aulas? Uma revisão narrativa. 2025. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Introdução: Os jogos esportivos são importantes para ensinar valores como respeito e
cooperação. No entanto, a competição, ligada a esses jogos, pode causar exclusão e outros
desafios. Objetivo: O objetivo desse estudo foi investigar através da literatura científica na área
da pedagogia do esporte e da Educação Física, como a competição nos jogos esportivos tem
sido abordada no contexto escolar, destacando as principais estratégias pedagógicas utilizadas
pelos professores de Educação Física. Material e Métodos: O trabalho consiste numa revisão
narrativa, realizada por meio de pesquisas feitas nas bases de dados PubMed, EBSCO e Web of
Science. Foram empregados os seguintes descritores: Crianças, Educação Física, Esportes,
Escola, Estratégias de Ensino e Competição. Ao fim da busca, foram selecionados
definitivamente 6 estudos, abrangendo análises de pesquisas observacionais e interventivas.
Resultados: Verifica-se que uma das estratégias pedagógicas que o professor de Educação
Física pode empregar para abordagem da competição nas aulas é recorrer a modelos
pedagógicos como o Sport Education e o estímulo ao fair-play. Conclusão: A realização desta
revisão narrativa permitiu concluir que é possível abordar a competição nas aulas de Educação
Física de forma inclusiva e positiva. A competição, quando bem contextualizada, promove
benefícios como o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Contudo, é essencial
equilibrá-la com atividades cooperativas para evitar atitudes negativas dos alunos. |
| Abstract: | Introduction: Sports games are important for teaching values such as respect and cooperation.
However, the competition linked to these games can cause exclusion and other challenges.
Objective: The objective of this study was to investigate, through scientific literature in the
area of sports pedagogy and Physical Education, how competition in sports games has been
approached in the school context, highlighting the main pedagogical strategies used by Physical
Education teachers. Material and Methods: The work consists of a narrative review, carried
out through searches carried out in the PubMed, EBSCO and Web of Science databases. The
following descriptors were used: Children, Physical Education, Sports, School, Teaching
Strategies and Competition. At the end of the search, 6 studies were definitively selected,
covering analyzes of observational and interventional research. Results: It appears that one of
the pedagogical strategies that Physical Education teachers can employ to approach competition
in classes is to resort to pedagogical models such as Sport Education and the encouragement of
fair play. Conclusion: Carrying out this narrative review allowed us to conclude that it is
possible to approach competition in Physical Education classes in na inclusive and positive
way. Competition, when well contextualized, promotes benefits such as the social and
emotional development of students. However, it is essential to balance it with cooperative
activities to avoid negative attitudes from students. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.