| Título: | Cores e contextos: o desenho infantil como ferramenta interdisciplinar na Educação Física |
| Autor(es): | Amorim, Anna Luiza Peixoto |
| Orientador(es): | Wiggers, Ingrid Dittrich |
| Assunto: | Educação física escolar Crianças - imaginário Desenho infantil |
| Data de apresentação: | 11-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | AMORIM, Anna Luiza Peixoto. Cores e contextos: o desenho infantil como ferramenta interdisciplinar na Educação Física. 2025. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre
desenho infantil na Educação Física, por intermédio de uma abordagem
interdisciplinar. A metodologia utilizada envolve uma revisão de literatura
sistemática, com materiais bibliográficos que compõem a base de dados do Imagem
– Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação – em forma de desenhos, livros,
artigos e trabalhos acadêmicos, especialmente sobre o desenho infantil. Para a
Educação Física, o desenho infantil pode expressar as representações das práticas
corporais e a ludicidade, bem como a compreensão de corpo, tempo e espaço. A
Educação Física é abordada como uma área em que o desenho pode ser integrado
às práticas pedagógicas, estimulando a análise crítica, a expressão e a coordenação
motora. Em conclusão, observamos que o desenho infantil é uma produção cultural
das crianças, contribuindo para a construção social da infância. Além de representar
a realidade, os desenhos infantis também assumem o papel de meio de
comunicação e construção do pensamento. |
| Abstract: | This study aims to analyze academic research on children's drawing in Physical
Education through an interdisciplinary approach. The methodology involves a
systematic literature review, utilizing bibliographic materials from the database of
Imagem – Research Group on Body and Education, including drawings, books,
articles, and academic works, particularly those focusing on children's drawing. For
Physical Education, children's drawing can express representations of bodily
practices and playfulness, as well as the understanding of body, time, and space.
Physical Education is approached as an area where drawing can be integrated into
pedagogical practices, stimulating critical analysis, expression, and motor
coordination. In conclusion, we observe that children's drawing is a cultural
production of children, contributing to the social construction of childhood. Beyond
depicting reality, children's drawings also serve as a means of communication and
thought construction. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.