Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AnnaLuizaPeixotoAmorim_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cores e contextos: o desenho infantil como ferramenta interdisciplinar na Educação Física
Autor(es): Amorim, Anna Luiza Peixoto
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Educação física escolar
Crianças - imaginário
Desenho infantil
Data de apresentação: 11-Jul-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: AMORIM, Anna Luiza Peixoto. Cores e contextos: o desenho infantil como ferramenta interdisciplinar na Educação Física. 2025. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre desenho infantil na Educação Física, por intermédio de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia utilizada envolve uma revisão de literatura sistemática, com materiais bibliográficos que compõem a base de dados do Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação – em forma de desenhos, livros, artigos e trabalhos acadêmicos, especialmente sobre o desenho infantil. Para a Educação Física, o desenho infantil pode expressar as representações das práticas corporais e a ludicidade, bem como a compreensão de corpo, tempo e espaço. A Educação Física é abordada como uma área em que o desenho pode ser integrado às práticas pedagógicas, estimulando a análise crítica, a expressão e a coordenação motora. Em conclusão, observamos que o desenho infantil é uma produção cultural das crianças, contribuindo para a construção social da infância. Além de representar a realidade, os desenhos infantis também assumem o papel de meio de comunicação e construção do pensamento.
Abstract: This study aims to analyze academic research on children's drawing in Physical Education through an interdisciplinary approach. The methodology involves a systematic literature review, utilizing bibliographic materials from the database of Imagem – Research Group on Body and Education, including drawings, books, articles, and academic works, particularly those focusing on children's drawing. For Physical Education, children's drawing can express representations of bodily practices and playfulness, as well as the understanding of body, time, and space. Physical Education is approached as an area where drawing can be integrated into pedagogical practices, stimulating critical analysis, expression, and motor coordination. In conclusion, we observe that children's drawing is a cultural production of children, contributing to the social construction of childhood. Beyond depicting reality, children's drawings also serve as a means of communication and thought construction.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.