Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CamilaChrispimdeCarvalho.pdf321,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Suporte organizacional, suporte social e intenção de rotatividade
Autor(es): Carvalho, Camila Chrispim de
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Administração de pessoal
Rotatividade de pessoal
Suporte organizacional
Data de apresentação: 20-Set-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: CARVALHO, Camila Chrispim de. Suporte organizacional, suporte social e intenção de rotatividade. 2012. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O alto nível de rotatividade voluntária pode comprometer os resultados organizacionais, pois pode implicar em potenciais custos, como a paralisação de atividades em execução, comprometimento da qualidade do trabalho e investimento em processos de recrutamento e seleção de novos trabalhadores. Este estudo teve por objetivo identificar a existência de correlações entre a intenção de rotatividade e percepções de suporte organizacional e social. Suporte organizacional foi considerado como a percepção de crenças gerais sobre o modo como as organizações valorizam as contribuições do trabalhador e se preocupam com o seu bem-estar (EISENBERGER et al., 1986). Suporte social pode ser definido como um processo interativo no qual apoio de ordem emocional, instrumental ou financeira é obtido de redes sociais. (BOWLING, 1997). A amostra da pesquisa foi composta por 48 empregados pertencentes ao quadro de uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, que responderam a um questionário composto por dois instrumentos: Escala de Suporte Organizacional Percebido (ESOP) e Escala de Intenção de Rotatividade. Os dados foram analisados por meio do programa SPSS. Os resultados indicaram que existe correlação significativa entre a Intenção de Rotatividade dos funcionários da organização e a percepção de suporte organizacional, indicando que quanto maior a percepção o servidor em relação às práticas de retribuição da organização, menores são suas intenções em deixá-la. Quanto ao suporte social, houve correlação significativa entre a intenção de rotatividade e o suporte da chefia, sugerindo que o apoio do líder associa-se com avaliações do trabalhador. Os resultados encontrados podem auxiliar profissionais da área de gestão de pessoas a elaborar práticas que minimizem a intenção do trabalhador de deixar a organização, partindo de variáveis ligadas ao suporte organizacional percebido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons