| Título: | Centralização de Informações Administrativas como Suporte ao Desenvolvimento Estudantil na FCTE : Uma Abordagem com Chatbot e Inteligência Artificial |
| Autor(es): | Souza, Breno Henrique de Alcantara, Giulia Domingues de |
| Orientador(es): | Corrêa, George Marsicano |
| Assunto: | Chatbots Inteligência artificial Usabilidade (Computação) |
| Data de apresentação: | 23-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | SOUZA, Breno Henrique de; ALCANTARA, Giulia Domingues de. Centralização de Informações Administrativas como Suporte ao Desenvolvimento Estudantil na FCTE: Uma Abordagem com Chatbot e Inteligência Artificial. 2025. 151 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | No contexto universitário, estudantes enfrentam desafios para se adaptarem, esclarecerem dúvidas e acessarem informações administrativas e pedagógicas, impactando negativamente sua autonomia e experiência acadêmica. Este trabalho tem como objetivo prover uma solução tecnológica para centralizar e otimizar o acesso às informações administrativas, visando aprimorar o suporte ao desenvolvimento estudantil na FCTE. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com grupos focais para
mapear desafios vivenciados pelos estudantes e análise temática para identificar os temas recorrentes. Com base nesses dados, foi desenvolvido um chatbot interativo utilizando o framework ágil Scrum XP, com práticas de programação em pares, priorização de requisitos (MoSCoW) e ciclos de sprint. A solução foi validada por surveys e testes de usabilidade, avaliando a clareza das interações e a aderência às necessidades identificadas. Os resultados indicaram barreiras significativas, como descentralização, desorganização e
baixa confiabilidade dos canais institucionais, evidenciando dependência de fontes informais e frustração dos estudantes. A implementação do chatbot contribuiu para centralizar e simplificar o acesso às informações, promovendo maior autonomia e satisfação entre os usuários. Por fim, este trabalho reforça o potencial de tecnologias acessíveis na melhoria da gestão da informação no ensino superior, servindo como referência para iniciativas que integrem tecnologia e suporte à jornada estudantil. |
| Abstract: | In the university context, students face challenges in adapting, seeking clarification, and accessing administrative and pedagogical information, which negatively impacts their autonomy and academic experience. This work aims to provide a technological solution to centralize and optimize access to administrative information, with the goal of improving for student development at FCTE. To this end, a qualitative and exploratory approach was adopted, using focus groups to map the challenges experienced by students, followed by thematic analysis to identify recurring themes. Based on these data, an interactive
chatbot was developed using the ScrumXP agile framework, with practices such as pair programming, MoSCoW requirements prioritization, and sprint cycles. The solution was validated through surveys and usability tests, evaluating the clarity of interactions and adherence to the identified needs. The results indicated significant barriers, such as decentralization, disorganization, and low reliability of institutional channels, highlighting the dependence on informal sources and student frustration. The implementation of the
chatbot helped centralize and simplify access to the most frequently sought information, promoting greater autonomy and user satisfaction. Finally, this work reinforces the potential of accessible technologies in improving information management in higher education, serving as a reference for initiatives aimed at integrating technology and supporting the student journey. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.