Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_PedroHenriqueFontesFernandes_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efetividade de um sistema de gestão de desempenho individual
Autor(es): Fernandes, Pedro Henrique Fontes
Coorientador(es): Cavalcante, Pedro Paulo Murce Menezes
Assunto: Gestão de desempenho
Avaliação de desempenho
Gestão de pessoas
Gestão estratégica
Data de apresentação: 23-Jul-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: FERNANDES, Pedro Henrique Fontes. Efetividade de um sistema de gestão de desempenho individual. 2025. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a efetividade de um sistema de Gestão de Desempenho (GD) individual, a partir da percepção de colaboradores de uma empresa do setor privado. A pesquisa se fundamenta em um modelo teórico- integrativo composto por três dimensões fundamentais: Reação, Aprendizagem e Transferência. A partir desse modelo, buscou-se compreender como a GD impacta o desenvolvimento profissional, a motivação e o desempenho no ambiente organizacional, promovendo ou não mudanças efetivas na prática de trabalho dos indivíduos. O estudo foi realizado na empresa Vegetal Agronegócios, localizada no Distrito Federal, com atuação nacional no segmento de distribuição de insumos agrícolas. A metodologia adotada foi quantitativa, de natureza descritiva, com aplicação de um questionário validado a uma amostra não probabilística composta por 21 colaboradores. Os resultados demonstram uma percepção amplamente positiva em relação à Gestão de Desempenho, com destaque para a clareza das metas, a utilidade dos feedbacks e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos. Contudo, a pesquisa enfrentou limitações importantes, como o uso de uma amostra não probabilística e reduzida, o que restringe a generalização dos achados. Além disso, a adaptação do instrumento originalmente desenvolvido para o setor público exigiu cuidados metodológicos e ajustes conceituais. Apesar dessas dificuldades, os dados obtidos oferecem contribuições relevantes para a gestão de pessoas, ao evidenciar a importância de sistemas de GD que sejam bem estruturados, participativos e alinhados às estratégias organizacionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.