Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JeffersonFerreiraSoaresPinheiro_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilizando Athos Bulcão e seu legado como patrimônio cultural para a cidade de Brasília
Autor(es): Pinheiro, Jefferson Ferreira Soares
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Bulcão, Athos, 1918-2008
Bens culturais
Patrimônio cultural
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 17-Nov-2025
Referência: PINHEIRO, Jefferson Ferreira Soares. Contabilizando Athos Bulcão e seu legado como patrimônio cultural para a cidade de Brasília. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Existem determinados bens que em razão do seu valor histórico, artístico, científico, com qualidades tecnológicas, geofísicas ou ambientais são mantidos principalmente por sua contribuição para o conhecimento e a cultura, como é o caso dos heritage assets. Apesar de toda a discussão acadêmica envolvendo este tema, ainda há controvérsias sobre os critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação que devem ser aplicados para o tratamento contábil desses valores, o que pode tornar as demonstrações contábeis das organizações em que esses bens se encontram incompletas ou suprimir o motivo para a existência de inúmeras entidades. Nesse sentido, este estudo objetiva apresentar uma proposta de contabilização das obras de criação do pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro Athos Bulcão, em razão do seu legado para a cidade de Brasília, capital do Brasil, tombada no ano de 1987 como patrimônio cultural mundial brasileiro. Para tratar a questão da pesquisa, foi efetuada revisão da literatura sobre o tema, analisados os padrões contábeis aplicáveis e efetuado estudo de caso a partir do inventário das obras de Athos Bulcão realizado no ano de 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), apresentando uma proposta de contabilização para a obra O sol faz a festa. Além da expectativa de que os achados do presente estudo possam ser estendidos para o tratamento contábil dos demais bens culturais que estejam sob a guarda e conservação das entidades públicas brasileiras, o estudo ilumina o tema ao trazer o conceito de valor etnográfico, o que pode contribuir na determinação das diretrizes a serem utilizadas na gestão dos bens culturais como patrimônio do Estado brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.