Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsraelVilaVerdeBelem_tcc.pdf445,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concentração de auditoria por setor nas empresas listadas na B3 de 2013 a 2022
Autor(es): Belém, Israel Vila Verde
Orientador(es): Matos, Eduardo Bona Safe de
Assunto: Auditoria
Poder de mercado
Big 4
Data de apresentação: 11-Jul-2023
Data de publicação: 17-Nov-2025
Referência: BELÉM, Israel Vila Verde. Concentração de auditoria por setor nas empresas listadas na B3 de 2013 a 2022. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O poder de mercado se traduz como sendo a influência no mercado em relação aos preços, limitada a agentes restritos que detenham o poder de exercer tal influência de maneira isolada ou coordenada (Hymer, 1960; Pindyck & Rubinfeld, 2013). Na área de auditoria, o poder de mercado está associado à concentração de auditoria, sendo historicamente concentrado (Eichenseher & Danos, 1981) devido à relevância de poucas firmas internacionais. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo analisar o grau de concentração do mercado de auditoria independente nas empresas listadas na B3, por segmento, no período de 2013 a 2022. Para alcance do objetivo proposto, foram analisados dados financeiros das plataformas Economática e Refinitiv, além de daqueles advindos de pesquisas nos sítios das companhias, da B3 e CVM. Em seguida foi realizado um comparativo entre as bases para estruturação da amostra analisada, composta por diferentes subamostras: variável Clientes com 3.413 observações; Ativos totais com 3.324 observações; e Receitas com 2.928 observações. Como métricas para medir concentração de auditoria foram utilizados os indicadores HerfindahlHirschman – (HHI) e Razão de Concentração (C4). Como resultados, constatou-se uma concentração do mercado de auditoria no Brasil ao considerar as variáveis Receitas e Ativos totais, enquanto a variável Clientes não apresentou concentração quanto ao indicador C4 nos últimos anos e possui limitada ou moderada concentração quanto ao indicador HHI. Outras evidências sugerem que, em mercados menores, com companhias que detenham parcela relevante das Receitas e Ativos totais, a mudança de auditoria de Big4 para não Big4 pode resultar em alterações significativas nos índices de concentração. O presente estudo contribui para a literatura visto que realiza a análise por ano e segmento, proporcionando compreender de maneira específica como o mercado está concentrado em cada setor e quais fatores colaboram para a concentração.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.