| Título: | Transtornos de ansiedade na infância : uma revisão integrativa com ênfase na atenção primária à saúde |
| Autor(es): | Suhett, Fernando Amorim |
| Orientador(es): | Oliveira, Janaína de |
| Coorientador(es): | Moura, Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda |
| Assunto: | Transtornos de ansiedade Psiquiatria infantil Atenção primária à saúde |
| Data de apresentação: | 29-Mai-2025 |
| Data de publicação: | 17-Nov-2025 |
| Referência: | SUHETT, Fernando Amorim. Transtornos de ansiedade na infância : uma revisão integrativa com ênfase na atenção primária à saúde. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Medicina de Família e Comunidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Os transtornos de ansiedade estão entre as psicopatologias mais prevalentes na infância, com
manifestações muitas vezes silenciosas e disfarçadas por queixas somáticas ou dificuldades
escolares. Sua presença pode comprometer de forma significativa o desenvolvimento
biopsicossocial de crianças e adolescentes, exigindo intervenções que ultrapassem a abordagem
centrada no sintoma. Este trabalho realizou uma revisão integrativa da literatura sobre os
transtornos ansiosos na infância, com foco na identificação, manejo e prevenção desses quadros
no contexto da Atenção Primária à Saúde, especialmente no âmbito da Estratégia Saúde da
Família. Foram selecionados artigos publicados entre 2007 e 2025 nas bases PubMed, SciELO
e LILACS, priorizando estudos aplicáveis à atenção primária e à infância. Os resultados
apontam elevada prevalência de transtornos de ansiedade na infância nesse nível de atenção,
frequentemente subdiagnosticados devido à apresentação somática. A Terapia Cognitivo Comportamental foi confirmada como primeira linha de tratamento. Modalidades adaptadas à
atenção básica, como a Brief Behavioral Therapy e o programa parental SPACE, mostraram-se
eficazes, viáveis e custo-efetivas. A atuação multiprofissional, o apoio matricial e o
fortalecimento do vínculo com a família foram destacados como estratégias essenciais para um
cuidado integral. A farmacoterapia, com destaque para os inibidores seletivos da recaptação de
serotonina, permanece indicada para casos moderados a graves; sempre articulada a abordagens
psicossociais. Conclui-se que a capacitação das equipes da atenção primária aliada à articulação
intersetorial com escolas e equipamentos sociais é fundamental para ampliar o acesso ao
cuidado em saúde mental infantil e interromper o ciclo da ansiedade ainda nas fases iniciais da
vida. |
| Abstract: | Anxiety disorders are among the most prevalent psychopathologies in childhood, with
manifestations often silent and disguised by somatic complaints or school difficulties. Their
presence can significantly compromise the biopsychosocial development of children and
adolescents, requiring interventions that go beyond the symptom-centered approach. This study
carried out an integrative review of the literature on anxiety disorders in childhood, focusing
on the identification, management, and prevention of these conditions in the context of Primary
Health Care, especially within the scope of the Family Health Strategy. Articles published
between 2007 and 2025 in the PubMed, SciELO, and LILACS databases were selected,
prioritizing studies applicable to primary care and childhood. The results indicate a high
prevalence of anxiety disorders in childhood at this level of care, often underdiagnosed due to
their somatic presentation. Cognitive-Behavioral Therapy was confirmed as the first line of
treatment. Modalities adapted to primary care, such as Brief Behavioral Therapy and the
SPACE parental program, have proven to be effective, viable, and cost-effective.
Multidisciplinary work, matrix support and strengthening family ties were highlighted as
essential strategies for comprehensive care. Pharmacotherapy, especially selective serotonin
reuptake inhibitors, remains indicated for moderate to severe cases; always in conjunction with
psychosocial approaches. It is concluded that training primary care teams combined with
intersectoral coordination with schools and social facilities is essential to expand access to child
mental health care and break the cycle of anxiety in the early stages of life. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Medicina de Família e Comunidade, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade
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