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dc.contributor.advisorMoreira, Marina Figueiredo-
dc.contributor.authorRoque, Alexandre Druziani-
dc.identifier.citationROQUE, Alexandre Druziani. A difusão do modelo Low Cost no mercado fitness: um modelo de negócios inovador?. 2012. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.en
dc.description.abstractO mercado fitness no Brasil triplicou nos últimos dez anos, crescendo significativamente, a uma taxa aproximada de 10% ao ano. Com um faturamento anual em torno de R$ 2 bilhões, posiciona-se no primeiro lugar dentre os países latino-americanos e em segundo no âmbito mundial. Não obstante as mudanças no contexto econômico brasileiro, desde 2002, com o desenvolvimento das classes sociais mais baixas e redução das desigualdades sociais, a participação das classes C e D neste mercado ainda não reflete o peso de sua representação do ponto de vista econômico, pois os preços cobrados pelas empresas tradicionais da indústria fitness as marginalizam. Percebendo essa nova realidade e nela enxergando uma oportunidade de negócio, algumas academias de ginástica, como a Smart Fit, adotaram o modelo low cost / low price, com a oferta de serviços enxutos, práticos e pouco complexos, a preços menores e mais acessíveis do que os tradicionalmente praticados pelo mercado. Tal modelo foi o objeto de estudo desta pesquisa, cujo escopo foi enquadrá-lo, ou não, no conceito de inovação, classificando-o quanto às tipologias existentes. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados 241 questionários como instrumento de coleta de dados, a fim de identificar a percepção dos usuários da academia Smart Fit no que tange aos fatores que caracterizam uma inovação. Os participantes da pesquisa entenderam que o modelo de negócios adotado pela academia em questão é considerado inovador, percebendo a existência dos atributos que configuram uma inovação. Dentre as classificações consideradas no presente trabalho, prevaleceu aquela quanto à natureza da inovação, definindo o modelo estudado como inovação disruptiva.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração de empresasen
dc.subject.keywordModelo de negóciosen
dc.subject.keywordVantagem competitivaen
dc.subject.keywordAcademias de ginásticaen
dc.titleA difusão do modelo Low Cost no mercado fitness : um modelo de negócios inovador?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-01-04T11:46:51Z-
dc.date.available2013-01-04T11:46:51Z-
dc.date.issued2013-01-04T11:46:51Z-
dc.date.submitted2012-09-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4240-
dc.language.isoPortuguêsen
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