Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JosephYannickZumbilaKinavuidi_tcc.pdf3,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Moeda social : estudo de caso do projeto ecograna
Autor(es): Kinavuidi, Joseph Yannick Zumbila
Orientador(es): Vieira, Bárbara de Oliveira
Assunto: Moeda social
Economia solidária
Economia circular
Data de apresentação: 16-Jul-2025
Data de publicação: 14-Nov-2025
Referência: KINAVUIDI, Joseph Yannick Zumbila. Moeda social: estudo de caso do projeto ecograna. 2025. 135 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta monografia investiga a Moeda Social EcoGrana, uma iniciativa do Instituto Arapoti no Guará (DF), como um dispositivo de desenvolvimento local sustentável. Partindo do problema de como moedas sociais podem articular benefícios multidimensionais, a pesquisa tem como objetivo geral refletir criticamente sobre os benefícios sociais, econômicos e ambientais causados pela moeda social EcoGrana, revelando como seu funcionamento está articulado aos princípios da Economia Solidária e da Economia Circular para fomentar um modelo de desenvolvimento local sustentável na comunidade do Guará-DF. A metodologia adota uma abordagem de métodos mistos com primazia qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia central. Os instrumentos de coleta de dados incluíram a pesquisa documental, um questionário online aplicado a 32 participantes do núcleo do projeto e entrevistas semiestruturadas com as lideranças. Os resultados demonstram que a adesão ao EcoGrana é impulsionada por um elevado capital cultural e por uma forte consciência ambiental, e não primariamente por necessidade econômica. A iniciativa gera benefícios ambientais claros na gestão de resíduos, fortalece o capital social e a coesão comunitária, e atua como um complemento de renda que dinamiza a economia local. Conclui-se que o EcoGrana se consolida como um modelo de inovação social de base que, ao unir circularidade e solidariedade, oferece uma resposta prática ao “déficit social” da Economia Circular, apresentando um potencial significativo de replicação para a construção de territórios mais justos e resilientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.