Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BrunaChavesdaSilva.pdf623,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação da sociedade civil junto ao CNAS : disputas políticas na defesa da assistência social
Autor(es): Silva, Bruna Chaves da
Orientador(es): Neves, Angela Vieira
Assunto: Assistência social
Sociedade civil
Política social
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: SILVA, Bruna Chaves da. A representação da sociedade civil junto ao CNAS: disputas políticas na defesa da assistência social. 2012. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta monografia analisa a representação da sociedade civil no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a fim de identificar se esta promove o fortalecimento da política de assistência social bem como se existem disputas entre projetos e culturas políticas. De forma específica, buscou-se investigar as mudanças ocasionadas pela lei 12.101 de 27 de novembro 2009, que retira do CNAS a responsabilidade de emissão dos certificados de filantropia às entidades beneficentes, e como a sociedade civil a identifica. Para tanto foi utilizada a metodologia qualitativa, e como instrumentos a análise de documentos do CNAS, a observação em reuniões ordinárias do conselho e as entrevistas junto aos representantes governamentais e da sociedade civil. Diante das análises da pesquisa constatou-se que existe, no âmbito da sociedade civil, a ideia de unificação do discurso a fim de fortalecê-la, contudo, esta ação favorece a sobreposição da representação de entidades em relação aos demais segmentos (trabalhadores e usuários). Ademais, verificou-se que houve resistência, por parte da sociedade civil, às mudanças às quais o conselho está submetido em função da lei 12.101/2009, e foi possível identificar que existem distintas concepções a respeito do conceito de controle social por parte dos conselheiros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2012.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons