Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_NathaliaOliveiraPereira_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Development of a chatbot for assisting with administrative information in public universities
Autor(es): Pereira, Nathália Oliveira
Orientador(es): Borges, Vinícius Ruela Pereira
Assunto: Inteligência artificial
Linguagem natural
Chatbots
Data de apresentação: 25-Jul-2025
Data de publicação: 13-Nov-2025
Referência: PEREIRA, Nathália Oliveira. Development of a chatbot for assisting with administrative information in public universities. 2025. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: As universidades públicas no Brasil enfrentam uma pressão crescente para melhorar a eficiênciadosserviçosadministrativos, regidospornormasinstitucionaiscomplexas. Muitas tarefas de serviço público podem ser automatizadas por meio de chatbots inteligentes, reduzindo a carga de trabalho do pessoal administrativo e permitindo que a comunidade acadêmica acesse informações confiáveis de forma rápida e centralizada. Isso nos motivou a propor um chatbot baseado em modelos de linguagem grandes (LLMs) para auxiliar estudantes e funcionários no tratamento de procedimentos administrativos relacionados a regulamentos universitários, políticas internas e outras diretrizes oficiais. O chatbot foi personalizado usando uma coleção curada de documentos oficiais, incluindo estatutos, decretos e resoluções da Universidade de Brasília e de seu Departamento de Ciência da Computação, e integra busca semântica para gerar respostas contextualmente precisas. Foram realizados experimentos utilizando métricas quantitativas de estado da arte — como BLEU, ROUGE e METEOR — em um corpus padrão-ouro de Perguntas Frequentes para comparar as abordagens baseadas em RAG e em fine-tuning. Os resultados demonstraram que o modelo Mistral com fine-tuning produziu as respostas mais precisas no geral, enquanto a abordagem RAG utilizando Gemma e MiniLM alcançou altas pontuações na qualidade das respostas e na relevância do contexto. Esses resultados sugerem que modelos com fine-tuning são adequados para respostas mais precisas, enquanto chatbots baseados em RAG são mais flexíveis dado que o conteúdo institucional muda frequentemente, o que exige atualizações frequentes.
Abstract: Public universities in Brazil face increasing pressure to improve the efficiency of administrative services governed by complex institutional norms. Many public service tasks can be automated through intelligent chatbots, reducing the workload on administrative staff and enabling the academic community to quickly and centrally access reliable information. This motivated us to propose a chatbot based on large language models (LLMs) to assist students and staff in handling administrative procedures related to university regulations, internal policies, and other official guidelines. The chatbot was customized using a curated collection of official documents, including bylaws, decrees, and resolutions from the University of Brasília and its Department of Computer Science, and integrates semantic search to generate contextually accurate responses. Experiments using state-of-the-art quantitative metrics - such as BLEU, ROUGE, and METEOR on a gold-standard Frequently Asked Questions corpus were conducted to compare both RAG-based and fine-tuning-based approaches. Results demonstrated that the fine tuned Mistral model produced the most accurate responses overall, while the RAG approach using Gemma and MiniLM achieved high scores in the quality of answers and context relevance. These findings suggest that fine-tuned models are suitable for more accurate responseswhileRAGbasedchatbotsaremoreflexiblewhereinstitutionalcontentchanges frequently, which requires frequent updates.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.