Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4232
Título: | Atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de discentes no âmbito escolar |
Autor(es): | Fernandes, Ines Cirlei Budske |
Orientador(es): | Barron Conroy, Juan Adalio |
Assunto: | Aprendizagem Atividades lúdicas Desenvolvimento cognitivo Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 4-Jan-2013 |
Referência: | FERNANDES, Ines Cirlei Budske. Atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de discentes no âmbito escolar. 2012. x, 56 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)— Universidade de Brasília, Ariquemes, 2012. |
Resumo: | Considerando que os jogos e as brincadeiras da cultura infantil são frequentemente ignorados pelas instituições escolares em geral, pretende-se pontuar nesse trabalho a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Dentro desse contexto, trata-se de demonstrar a possibilidade de uso da brincadeira na aprendizagem, promovendo uma reflexão teórica a respeito do uso do lúdico como elemento fundamental no processo de apropriação do conhecimento. Para tal será apresentadas as ideias fundamentais dos diferentes papéis que a brincadeira exerce no fazer pedagógico e no desenvolvimento humano com a finalidade de propiciar ao profissional docente a reflexão sobre a aplicação do lúdico na aprendizagem, promovendo a autonomia intelectual da criança. Essa trabalho também contará com uma pesquisa de campo que visa investigar a visão dos docentes da disciplina de Educação Física e outros profissionais frente e temática. Essa pesquisa foi desenvolvida no Centro Educacional Isolina Ruttmann e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zilda da Frota Uchôa, no município de Vilhena - RO. Verificou-se que o papel da brincadeira na aprendizagem, é reconhecido como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento cognitivo do discente, e como facilitador na assimilação de conhecimentos e na resolução de conflitos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Considering that games and the jokes of children's culture are often ignored by educational institutions in general, the intention is to point out this work the importance of ludic aspect to the cognitive and emotional development of children. Within this context, it is possible to demonstrate the use of play in learning, promoting a theoretical reflection about the use of ludic as a fundamental element in the process of knowledge acquisition. This will present the fundamental ideas of the different roles that joke to make plays in teaching and human development in order to provide the professional teacher reflection on the implementation of playful learning, promoting the intellectual autonomy of the child. This text will also include a research field that aims to investigate teachers' views of the discipline of Physical Education and other professional front and theme. This research was conducte dat the Centro Educacional IsolinaRuttmann e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zilda da Frota Uchôa, thecityof Vilhena - RO. It was observed that the paper of play in learning, is recognized as an important pedagogical tool in cognitive development of students, and as a facilitator in the assimilation of knowledge and in conflict resolution. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró–Licenciatura, Pólo Ariquemes-Ro, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons