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Título: Redes sociais virtuais como uma nova ferramenta nos processos de recrutamento, seleção e controle de pessoal
Autor(es): Molina, Marina Vasconcelos Lima de Freitas
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Administração de pessoal
Pessoal - seleção e admissão
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: MOLINA, Marina Vasconcelos Lima de Freitas. Redes sociais virtuais como uma nova ferramenta nos processos de recrutamento, seleção e controle de pessoal. 2012. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com o mundo cada vez mais globalizado, a informação exerce hoje uma função relevante na vida de todos. A Internet, como um eficiente meio de propagação, trás benefícios não só para a vida pessoal, mas para a carreira dos indivíduos. Aqueles pertencentes à Geração Y, com constante necessidade de se relacionar, se tornam fiéis usuários das redes sociais virtuais, as levando para o ambiente organizacional e proporcionando importantes mudanças nos processos corporativos. Diante disso, enxerga-se uma maneira inovadora para auxiliar os empregadores a recrutar, selecionar e manter um controle sob seu pessoal. As empresas visitam constantemente os perfis nos sites de relacionamento de seus funcionários e potenciais funcionários, sendo, por vezes, decisivos em contratações e demissões. Pesquisas recentes demonstram que nos últimos dois anos as redes sociais online tomaram grande proporção dentro das organizações e, por se tratar se um tema moderno, poucas são as publicações a respeito até então. Para dar suporte ao estudo exploratório e descritivo, foram entrevistadas cinco agências de publicidade atuantes no mercado do Distrito Federal, todas voltadas para o marketing digital, a fim de analisar como o setor utiliza as redes sociais virtuais como nova ferramenta no exercício de gerir pessoas. Além de verificar que os sites preferidos são o Facebook, Twitter, Linkedin e Como é que tá lá, se pôde concluir que não só os cursos e as habilidades dos candidatos são levados em conta: gostos, livros, fotos, citações, o que é compartilhado e a escrita também são alvos de avaliações, embora não reflitam 100% os indivíduos, sendo a entrevista jamais descartada ao final de um processo seletivo. A redução de custos provenientes do uso das redes sociais virtuais é um ponto positivo, e nenhuma das empresas entrevistadas possui um código de ética formal que aponte a conduta esperada nas redes sociais online. Nunca houve demissão causada por algum motivo originado dos meios virtuais e o monitoramento das páginas pessoais foi considerado sutil. Diante de tantas vantagens, todas as agências participantes planejam continuar utilizando as redes sociais virtuais nos processos relatados, sempre acompanhando e se adaptando às contínuas novidades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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