Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AnaLiviaSalesSilva_tcc.pdf418,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ureaplasma spp: epidemiologia e resistência antimicrobiana nos últimos 10 anos
Autor(es): Silva, Ana Livia Sales
Orientador(es): Dalmolin, Tanise Vendruscolo
Coorientador(es): Castro, Larissa Nava Pinto de Faria
Assunto: Resistência antimicrobiana
Antimicrobianos
Infecção
Infecções sexualmente transmissíveis
Data de apresentação: 21-Jul-2025
Data de publicação: 12-Nov-2025
Referência: SILVA, Ana Livia Sales. Ureaplasma spp: epidemiologia e resistência antimicrobiana nos últimos 10 anos. 2025. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O aumento da prevalência de infecções causadas por Ureaplasma spp. juntamente com a resistência aos antimicrobianos tornou-se um grande obstáculo para seu controle clínico. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a resistência aos atimicrobianos no tratamento de infecções causadas por Ureaplasma spp. durante o período de 2015 a 2025. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura estruturada no modelo PRISMA, em que foram selecionados 23 artigos publicados entre os anos de 2015 e 2025. A porcentagem de amostras positivas para Ureaplasma spp. foi altamente heterogênea entre os estudos entre 7,5% e 97,4% com média de 46,3%. Embora amplamente utilizadas, as fluoroquinolonas apresentaram as maiores taxas de resistência (taxas de até 94,2%). Entre os macrolídeos diferenças substanciais nas taxas de resistência de uma área para outra foram observadas, principalmente para azitromicina (até 73,5%). As tetraciclinas, no entanto, apresentaram as menores taxas de resistência dentre as classes avaliadas com taxas abaixo de 10%. Outros agentes antimicrobianos, como clindamicina e lincomicina, apresentaram alta resistência, enquanto a pristinamicina foi altamente eficaz. Os achados destacam a necessidade da revisão das propostas terapêuticas, uso do antibiograma e políticas de saúde pública para o uso racional de antimicrobianos, visando restringir a disseminação da resistência e proporcionar melhor eficácia para o tratamento de ISTs relacionadas ao Ureaplasma spp.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.