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Título: O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
Autor(es): Bueno, Fernando Ferreira
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Vantagem competitiva
Correio eletrônico
Marketing na Internet
Data de apresentação: 11-Jul-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: BUENO, Fernando Ferreira. O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Vivemos num mundo cada vez mais globalizado, onde a informação é parte da vida de todos. Na era da informação em que vivemos, a internet exerce o papel de um importante meio de propagação. Isso gera benefícios tanto na vida pessoal quanto na vida profissional de um indivíduo. Os profissionais da área de marketing estão constantemente buscando maneiras de inovar e enxergaram na internet uma ferramenta de grande potencial. O e-mail marketing une a dinamicidade da internet ao poder criativo do marketing para atingir grande quantidade de clientes em curto espaço de tempo e com preço reduzido. O setor de autopeças no Brasil vem crescendo ano após ano. É um setor que não tem em sua cultura utilizar a internet e, por isso, poucos são os estudos relacionando e-mail marketing ao setor de autopeças, poucos são os consumidores que compram autopeças na internet e poucas são as empresas que utilizam a ferramenta para obter vantagem competitiva. O objetivo geral da pesquisa é verificar se o e-mail marketing confere vantagem competitiva a empresas de autopeças no Brasil. Para dar suporte ao estudo foram realizadas entrevistas em cinco empresas brasileiras do setor de autopeças que fazem uso do e-mail marketing com a finalidade de analisar como as empresas trabalham a ferramenta para obter vantagem competitiva e como o mercado reage a esse trabalho. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais responsáveis pelo e-mail marketing em cada empresa. Foi possível concluir que todas as empresas confirmaram os objetivos específicos da pesquisa e obtiveram vantagem competitiva utilizando a ferramenta de diferentes maneiras. Conseguiram aumentar o número de clientes cadastrados, aumentar o faturamento com vendas originadas pelo e-mail marketing e melhoraram seus serviços com o feedback gerado pela ferramenta. Diante das vantagens apresentadas, todas as empresas participantes planejam continuar utilizando o e-mail marketing, sempre acompanhando e se adaptando às tendências do mercado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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