| Título: | Gênero e sexualidade em tempos de pânico moral : uma análise dos desafios docentes em Sociologia nos ambientes escolares da Região Centro-Oeste |
| Autor(es): | Antunes, Fabricio Pupo |
| Orientador(es): | Cigales, Marcelo Pinheiro |
| Assunto: | Sociologia - estudo e ensino Gênero - relações Sexualidade Pânico moral |
| Data de apresentação: | 24-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 12-Nov-2025 |
| Referência: | ANTUNES, Fabricio Pupo. Gênero e sexualidade em tempos de pânico moral: uma análise dos desafios docentes em Sociologia nos ambientes escolares da Região Centro-Oeste. 2025. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo a análise dos desdobramentos do atual contexto de “pânico
moral” e os desafios impostos aos docentes em Sociologia no ensino de gênero e sexualidade
frente à mobilização dos diferentes grupos conservadores que afetam o ambiente escolar na
região Centro-Oeste. Para tal, a pesquisa foi dividida em três capítulos, iniciando com uma
apresentação do contexto histórico em torno da temática com enfoque nos marcos
relacionados aos documentos curriculares, posteriormente foi realizada uma investigação de
como o debate em torno de gênero e sexualidade tem sido elaborado nas Ciências Sociais,
com foco na análise do conceito de “pânico moral”, fundamental para entender a dinâmica a
qual a temática está submetida, no terceiro e último capítulo, a fim de entender a perspectiva
docente diante do atual momento, foram recolhidos dados de entrevistas de professores da
região Centro-Oeste, foram recolhidas ao todo dez entrevistas, sendo cinco de mulheres e
cinco de homens. O presente trabalho irá abordar também a trajetória desse atual contexto de
“pânico moral” vivenciado no Brasil, caracterizado pela existência de um discurso de que a
sociedade está constantemente ameaçada por uma suposta “ideologia de gênero” em diálogo
direto com autores nacionais e internacionais. Por meio da utilização da técnica de análise de
conteúdo proposta por Laurence Bardin, foi possível apontar para o fato de que os desafios do
ensino de gênero e sexualidade na disciplina de Sociologia, giram em torno de questões
como: a relação desgastada e conflituosa dos diferentes agentes que compõe o ambiente
escolar; o medo da perseguição e o silenciamento diante de temáticas consideradas
polêmicas; a falta de preparo teórico na licenciatura para realizar as abordagens em sala de
aula. Apesar dos desafios atrelados a um momento conturbado que tem atingido, sobretudo,
as sociedades ocidentais, alguns relatos parecem também apontar caminhos para uma escola
em que gênero e sexualidade seja passível de reflexão e discussão. |
| Abstract: | This paper aims to analyze the developments of the current context of “moral panic” and the
challenges imposed on Sociology teachers in teaching gender and sexuality in the face of the
mobilization of different conservative groups that affect the school environment in the
Central-West region. To this end, the research was divided into three chapters, beginning with
a presentation of the historical context surrounding the theme, focusing on milestones related
to curricular documents. Subsequently, an investigation was carried out into how the debate
surrounding gender and sexuality has been elaborated in the Social Sciences, focusing on the
analysis of the concept of “moral panic”, fundamental to understanding the dynamics to
which the theme is subjected. In the third and final chapter, in order to understand the
teaching perspective in the current moment, data were collected from interviews with
teachers from the Central-West region. In total, ten interviews were collected, five with
women and five with men. This paper will also address the trajectory of this current context
of “moral panic” experienced in Brazil, characterized by the existence of a discourse that
society is constantly threatened by a supposed “gender ideology” in direct dialogue with
national and international authors. Through the use of the content analysis technique
proposed by Laurence Bardin, it was possible to point to the fact that the challenges of
teaching gender and sexuality in the discipline of Sociology revolve around issues such as:
the worn-out and conflicting relationship between the different agents that make up the
school environment; the fear of persecution and silencing in the face of topics considered
controversial; the lack of theoretical preparation in undergraduate courses to carry out
approaches in the classroom. Despite the challenges linked to a turbulent time that has
affected, above all, Western societies, some reports also seem to point to paths for a school in
which gender and sexuality are subject to reflection and discussion. |
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.