Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42299
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_FabricioPupoAntunes_tcc.pdf885,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gênero e sexualidade em tempos de pânico moral : uma análise dos desafios docentes em Sociologia nos ambientes escolares da Região Centro-Oeste
Autor(es): Antunes, Fabricio Pupo
Orientador(es): Cigales, Marcelo Pinheiro
Assunto: Sociologia - estudo e ensino
Gênero - relações
Sexualidade
Pânico moral
Data de apresentação: 24-Jul-2025
Data de publicação: 12-Nov-2025
Referência: ANTUNES, Fabricio Pupo. Gênero e sexualidade em tempos de pânico moral: uma análise dos desafios docentes em Sociologia nos ambientes escolares da Região Centro-Oeste. 2025. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a análise dos desdobramentos do atual contexto de “pânico moral” e os desafios impostos aos docentes em Sociologia no ensino de gênero e sexualidade frente à mobilização dos diferentes grupos conservadores que afetam o ambiente escolar na região Centro-Oeste. Para tal, a pesquisa foi dividida em três capítulos, iniciando com uma apresentação do contexto histórico em torno da temática com enfoque nos marcos relacionados aos documentos curriculares, posteriormente foi realizada uma investigação de como o debate em torno de gênero e sexualidade tem sido elaborado nas Ciências Sociais, com foco na análise do conceito de “pânico moral”, fundamental para entender a dinâmica a qual a temática está submetida, no terceiro e último capítulo, a fim de entender a perspectiva docente diante do atual momento, foram recolhidos dados de entrevistas de professores da região Centro-Oeste, foram recolhidas ao todo dez entrevistas, sendo cinco de mulheres e cinco de homens. O presente trabalho irá abordar também a trajetória desse atual contexto de “pânico moral” vivenciado no Brasil, caracterizado pela existência de um discurso de que a sociedade está constantemente ameaçada por uma suposta “ideologia de gênero” em diálogo direto com autores nacionais e internacionais. Por meio da utilização da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, foi possível apontar para o fato de que os desafios do ensino de gênero e sexualidade na disciplina de Sociologia, giram em torno de questões como: a relação desgastada e conflituosa dos diferentes agentes que compõe o ambiente escolar; o medo da perseguição e o silenciamento diante de temáticas consideradas polêmicas; a falta de preparo teórico na licenciatura para realizar as abordagens em sala de aula. Apesar dos desafios atrelados a um momento conturbado que tem atingido, sobretudo, as sociedades ocidentais, alguns relatos parecem também apontar caminhos para uma escola em que gênero e sexualidade seja passível de reflexão e discussão.
Abstract: This paper aims to analyze the developments of the current context of “moral panic” and the challenges imposed on Sociology teachers in teaching gender and sexuality in the face of the mobilization of different conservative groups that affect the school environment in the Central-West region. To this end, the research was divided into three chapters, beginning with a presentation of the historical context surrounding the theme, focusing on milestones related to curricular documents. Subsequently, an investigation was carried out into how the debate surrounding gender and sexuality has been elaborated in the Social Sciences, focusing on the analysis of the concept of “moral panic”, fundamental to understanding the dynamics to which the theme is subjected. In the third and final chapter, in order to understand the teaching perspective in the current moment, data were collected from interviews with teachers from the Central-West region. In total, ten interviews were collected, five with women and five with men. This paper will also address the trajectory of this current context of “moral panic” experienced in Brazil, characterized by the existence of a discourse that society is constantly threatened by a supposed “gender ideology” in direct dialogue with national and international authors. Through the use of the content analysis technique proposed by Laurence Bardin, it was possible to point to the fact that the challenges of teaching gender and sexuality in the discipline of Sociology revolve around issues such as: the worn-out and conflicting relationship between the different agents that make up the school environment; the fear of persecution and silencing in the face of topics considered controversial; the lack of theoretical preparation in undergraduate courses to carry out approaches in the classroom. Despite the challenges linked to a turbulent time that has affected, above all, Western societies, some reports also seem to point to paths for a school in which gender and sexuality are subject to reflection and discussion.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.