| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Silveira Júnior, Aldery | - |
| dc.contributor.author | Trindade, Erisson de Carvalho | - |
| dc.identifier.citation | TRINDADE, Erisson de Carvalho. Avaliação multicritério do transporte coletivo por ônibus operado pela linha 0.110 – Rodoviária do Plano Piloto-Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. 2025. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O trabalho desenvolvido teve como objetivo avaliar a qualidade do serviço da linha de
ônibus 0.110, que realiza o trajeto entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Campus
Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Para tanto foi desenvolvido um
modelo de avaliação fundamentado na metodologia multicritério de apoio à decisão
(MCDA), tendo em vista à complexidade e à necessidade de se avaliar diversos
critérios. O desenvolvimento de um modelo multicritério possibilitou construir um
questionário para a pesquisa de campo, cujos dados coletados foram tabulados e
tratados e, em seguida, foram calculadas as avaliações e encontrados os resultados.
A avaliação global atingiu nota 5,7, demonstrando que os usuários da respectiva linha
de ônibus consideram a qualidade de seu serviço regular. Os horários e frequência, e
o desempenho dos rodoviários foram os critérios com melhor avaliação, enquanto os
piores foram infraestrutura dos pontos de parada e conforto dos veículos. Concluiu-se
que a linha demanda melhorias, especialmente relacionadas ao conforto e aos pontos
de parada. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Transporte público - Distrito Federal (DF) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Qualidade do serviço | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Métodos Multi Criteria Decision Analysis (MCDA) | pt_BR |
| dc.title | Avaliação multicritério do transporte coletivo por ônibus operado pela linha 0.110 – Rodoviária do Plano Piloto-Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T12:26:05Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11T12:26:05Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42276 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The study aimed to evaluate the service quality of bus line 0.110, which operates
between the Plano Piloto Bus Terminal and the Darcy Ribeiro Campus of the University
of Brasília (UnB). To this end, an evaluation model grounded in the multi-criteria
decision-making methodology (MCDA) was developed, given the complexity and the
need to assess multiple criteria. The development of a multicriteria model made it
possible to design a field‐survey questionnaire; the collected data were then tabulated
and processed, after which the evaluations were calculated and the results obtained.
The overall rating was 5.7, indicating that users of this bus line consider its service
quality to be regular. Schedules and frequency, as well as the performance of the bus
drivers, were the highest‐rated criteria, while stop infrastructure and vehicle comfort
received the lowest scores. It was concluded that the line requires improvements,
especially regarding passenger comfort and bus stop facilities. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Administração
|