Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_RafaelaDeOliveiraDaCunha_tcc.pdf17,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pertencimento e a simbologia da família em grupos de dança competitiva de Brasília: um estudo do Grupo Under 7
Autor(es): Cunha, Rafaela de Oliveira da
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Dança
Família
Grupos sociais
Data de apresentação: 16-Abr-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: CUNHA, Rafaela de Oliveira da. Pertencimento e a simbologia da família em grupos de dança competitiva de Brasília: um estudo do Grupo Under 7. 2025. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente estudo etnográfico busca gerar uma análise e compreensão sobre pertencimento e a simbologia da família em grupos de dança de Brasília, sendo o grupo pesquisado o Grupo Under 7. Ao longo do meu período como dançarina do grupo e após a minha saída, observei que muitos indivíduos do grupo referem-se a ele como “família” e o estúdio em que dançam como “casa”, e que existe um sentimento de pertencimento, além de uma identidade coletiva, refletida até nas roupas utilizadas pelos integrantes. Dessa forma, a partir da teoria de Janet Carsten (2000) de que famílias podem ser formadas de diferentes formas, sem a necessidade de um vínculo biológico e que o pertencimento a essa família pode surgir do cotidiano, das vivências e experiências compartilhadas na convivência frequente dos indivíduos, busco, através de uma pesquisa qualitativa etnográfica, com entrevistas, análises e recursos audiovisuais em pesquisa de campo, compreender o significado de família para os dançarinos e coreógrafos do Under 7, a relevância do grupo em suas vidas, a dinâmica de suas relações e analisar como a competição pode influenciar na formação e profundidade dos laços entre os integrantes do grupo.
Abstract: This present ethnographic study seeks to generate an analysis and understanding about belonging and the symbology of family in dance groups in Brasília, with the searched group being the Grupo Under 7. Throughout my time as a dancer in the group and after my departure, I observed that many individuals in the group refer to it as a “family” and to the studio where they dance as “home,” and that there is a sense of belonging, in addition to a collective identity, reflected even in the clothing worn by the members. Thus, based on Janet Carsten’s (2000) theory that families can be formed in different ways, without the need for a biological bond and that belonging to this family can arise from daily life, shared experiences, and frequent coexistence among individuals, I seek, through a qualitative ethnographic research with interviews, analyses, and audiovisual resources in field research, to understand the meaning of family for the dancers and choreographers of Under 7, the relevance of the group in their lives, the dynamics of their relationships, and to analyze how competition can influence the formation and depth of the bonds among the group members.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Habilitação em Antropologia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.