Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ JaquelineMendocaFukushi.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como desenvolver a habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (língua estrangeira) em um curso universitário : uma análise da metodologia de ensino
Autor(es): Fukushi, Jaqueline Mendonça
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 4-Out-2012
Data de publicação: 3-Jan-2013
Referência: FUKUSHI, Jaqueline Mendonça. Como desenvolver a habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (língua estrangeira) em um curso universitário: uma análise da metodologia de ensino. 2012. xii, 84 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho investiga o desenvolvimento da habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (língua estrangeira) em um curso universitário, fazendo uma análise da metodologia utilizada em sala de aula e levantando as crenças do professor e dos alunos em relação à metodologia. A motivação deste trabalho é investigar (1) que tipo de atividades podem ser feitas em sala de aula para maximizar a habilidade de fala dos alunos e (2) as crenças do professor e dos alunos em relação às atividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e sua natureza é o estudo de caso. O estudo se dá em uma Universidade Pública do Distrito Federal, no curso de licenciatura em Letras e Literatura Japonesa, nas aulas de Japonês Expressão Oral 1. Os participantes são a professora e sete alunos que atendem a estas aulas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionários mistos aplicados à professora e aos alunos, observação de aulas com notas de campo, gravações das aulas em áudio e entrevistas semiestruturadas feitas com a professora e com os alunos. Os resultados sugerem que o objetivo dos alunos é alcançar a fluência na habilidade de falar a língua japonesa e para isso os alunos necessitam de mais contato com falantes e mais oportunidades de se expressarem em sala de aula. Espera-se que este estudo (1) auxilie os professores a proporcionarem aulas onde os alunos se sintam à vontade para falar e (2) inspire os alunos a buscarem outras formas de se comunicar e não esperem por isso só em sala de aula. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work investigates the development of speaking ability of the learners of the Japanese Language as foreign language in a university course, making an analysis of the methodology used in classroom and raising the beliefs of the teacher and students about the methodology. The motivation for this work is to investigate (1) what kind of activities can be done in the classroom to maximize student’s speaking ability and (2) the beliefs of the professor and students about the activities. This is a qualitative research and its nature is the case study. The study takes place in a public university of Federal District, Japanese Language and Literature course, Japanese Oral Expression 1 classes. The participants are a professor and seven students who attend Japanese Oral Expression 1 classes. The sources for data collection were: mix questionnaires applied to the professor and students, class observation with field notes, audio recordings of lectures and semi-structured interviews with the professor and students. The results suggest that student’s goal is to achives fluency in the ability of speaking the japonese language and that students need more contact with Japanese speakers and more opportunities to express themselves in the classroom. It is hoped that this study can (1) assist professors to provide lessons where students feel comfortable to talk in Japanese language and (2) inspire students to seek other ways to communicate and not just wait for that in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons