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Título: Liberdade no ensino de filosofia: um diálogo com Paulo Freire e bell hooks
Autor(es): Brito, Gabriella Lorenna Mendes de
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Liberdade
Filosofia - estudo e ensino
Hooks, Bell, 1952-2021
Freire, Paulo, 1921-1997
Data de apresentação: 24-Fev-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: BRITO, Gabriella Lorenna Mendes de. Liberdade no ensino de filosofia: um diálogo com Paulo Freire e bell hooks. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: No presente Trabalho de Conclusão de Curso, aprofundaremos na temática da educação como prática da liberdade e na educação democrática, tanto na realidade do docente, como na realidade do discente, seguindo os conceitos instaurados por Paulo Freire e bell hooks, que apesar de vivenciarem experiências distintas, produziram teorias e propostas educacionais no intuito de proporcionar uma educação voltada para a liberdade e para o senso crítico. Partindo dos conceitos dos autores, nessa pesquisa analisaremos os problemas encontrados no ensino de filosofia e as implicações que inibem uma práxis libertadora partindo do professor, e que dessa forma, dificultando uma educação efetiva e emancipatória, no âmbito da filosofia, propriamente dito. O texto passa por uma apresentação sobre Paulo Freire e bell hooks, uma análise de alguns problemas referentes à prática do ensino de filosofia no contexto da reforma do Ensino Médio e da BNCC, e também alguns fatores que implicam na liberdade do ensino de filosofia, bem como uma educação bamcária, a ausência de uma comunidade educacional, uma relação vertical professor-aluno e, por último, procura pensar algumas possibilidades educativas a partir das ideias de Freire e hooks.
Abstract: In this final thesis, we will delve into the theme of education as a practice of freedom and democratic education, both from the perspective of the educator and the student, following the concepts established by Paulo Freire and bell hooks. Despite experiencing different realities, both authors developed educational theories and proposals aimed at providing an education focused on freedom and critical thinking. Based on the concepts of these authors, this research will analyze the challenges faced in the teaching of philosophy and the implications that inhibit a liberating praxis from the teacher, thus hindering effective and emancipatory education within the field of philosophy itself. The text includes an introduction to Paulo Freire and bell hooks, an analysis of some issues related to the practice of teaching philosophy in the context of the high school reform and the BNCC (National Common Curricular Base), as well as factors that impact the freedom of philosophy teaching, such as banking education, the lack of an educational community, and the vertical teacher-student relationship. Finally, the text seeks to explore potential educational possibilities based on the ideas of Freire and hooks.
Résumé: Dans ce mémoire de fin d'études, nous approfondirons le thème de l'éducation en tant que pratique de la liberté et de l'éducation démocratique, tant du point de vue de la réalité de l'enseignant que de celle de l'étudiant, en suivant les concepts instaurés par Paulo Freire et bell hooks. Bien qu'ayant vécu des expériences distinctes, ces deux auteurs ont élaboré des théories et des propositions éducatives dans le but de proposer une éducation centrée sur la liberté et la pensée critique. En partant des concepts de ces auteurs, cette recherche analysera les problèmes rencontrés dans l'enseignement de la philosophie ainsi que les implications qui inhibent une praxis libératrice partant de l'enseignant, rendant ainsi difficile une éducation effective et émancipatrice dans le domaine de la philosophie proprement dite. Le texte présente d'abord une introduction à Paulo Freire et bell hooks, suivie d'une analyse de certains problèmes liés à la pratique de l'enseignement de la philosophie dans le contexte de la réforme du lycée et de la BNCC (Base Nationale Commune Curriculaire), ainsi que des facteurs qui affectent la liberté de l'enseignement de la philosophie, tels que l'éducation bancaire, l'absence d'une communauté éducative, la relation verticale enseignant-élève. Enfin, il cherche à explorer quelques possibilités éducatives à partir des idées de Freire et hooks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2025.
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