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Título: Entrelaçamento entre arte e filosofia: uma apresentação contemplativa da verdade
Autor(es): Gomes, Carolina Stephanie Arrais
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Arte
Filosofia
Verdade
Data de apresentação: 25-Fev-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: GOMES, Carolina Stephanie Arrais. Entrelaçamento entre arte e filosofia: uma apresentação contemplativa da verdade. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo pretende elucidar, por meio de uma análise comparativa-reflexiva, o entrosamento significativo entre arte e filosofia, destacando as contribuições intelectuais de Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. A proposta envolve uma análise crítica das verdades conceituais e formalistas que, ao longo da história, moldaram tanto a filosofia quanto a história da arte, repensando de forma crítica suas metodologias. Em contrapartida, apresentaremos uma concepção de verdade que é, acima de tudo, expositiva e contemplativa, cujo caráter não reside na posse da ideia acabada positivista, mas na verdade entendida como desvio e descontinuidade. Para tal, teremos como horizonte a obra de Teses sobre o conceito de história para explorar uma concepção de história que transcende a finitude temporal positivista, estabelecendo relações com algumas obras de Didi-Huberman. Por fim, nos apoiaremos brevemente ao prefácio da obra Origem do drama barroco alemão como uma possibilidade de leitura crítica-epistemológica, visando demonstrar a importância do lado estético na forma de exposição da verdade filosófica.
Abstract: This study aims to elucidate, through a comparative-reflective analysis, the significant interplay between art and philosophy, highlighting the intellectual contributions of Walter Benjamin and Georges Didi-Huberman. The proposal involves a critical analysis of the conceptual and formalist truths that, throughout history, have shaped both philosophy and art history, rethinking their methodologies critically. In contrast, we will present a conception of truth that is, above all, expository and contemplative, whose essence does not reside in the possession of a positivist finished idea but in truth understood as deviation and discontinuity. To this end, we will take as our horizon the work Theses on the Concept of History to explore a conception of history that transcends positivist temporal finitude, establishing connections with some of Didi-Huberman's works. Finally, we will briefly draw on the preface of The Origin of German Tragic Drama as a possibility for a critical-epistemological reading, aiming to demonstrate the importance of the aesthetic dimension in the form of exposition of philosophical truth.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2025.
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