| Título: | Entrelaçamento entre arte e filosofia: uma apresentação contemplativa da verdade |
| Autor(es): | Gomes, Carolina Stephanie Arrais |
| Orientador(es): | Rufinoni, Priscila Rossinetti |
| Assunto: | Arte Filosofia Verdade |
| Data de apresentação: | 25-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 10-Nov-2025 |
| Referência: | GOMES, Carolina Stephanie Arrais. Entrelaçamento entre arte e filosofia: uma apresentação contemplativa da verdade. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este estudo pretende elucidar, por meio de uma análise comparativa-reflexiva, o
entrosamento significativo entre arte e filosofia, destacando as contribuições intelectuais de
Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. A proposta envolve uma análise crítica das
verdades conceituais e formalistas que, ao longo da história, moldaram tanto a filosofia
quanto a história da arte, repensando de forma crítica suas metodologias. Em contrapartida,
apresentaremos uma concepção de verdade que é, acima de tudo, expositiva e contemplativa,
cujo caráter não reside na posse da ideia acabada positivista, mas na verdade entendida como
desvio e descontinuidade. Para tal, teremos como horizonte a obra de Teses sobre o conceito
de história para explorar uma concepção de história que transcende a finitude temporal
positivista, estabelecendo relações com algumas obras de Didi-Huberman. Por fim, nos
apoiaremos brevemente ao prefácio da obra Origem do drama barroco alemão como uma
possibilidade de leitura crítica-epistemológica, visando demonstrar a importância do lado
estético na forma de exposição da verdade filosófica. |
| Abstract: | This study aims to elucidate, through a comparative-reflective analysis, the
significant interplay between art and philosophy, highlighting the intellectual contributions of
Walter Benjamin and Georges Didi-Huberman. The proposal involves a critical analysis of the
conceptual and formalist truths that, throughout history, have shaped both philosophy and art
history, rethinking their methodologies critically. In contrast, we will present a conception of
truth that is, above all, expository and contemplative, whose essence does not reside in the
possession of a positivist finished idea but in truth understood as deviation and discontinuity.
To this end, we will take as our horizon the work Theses on the Concept of History to explore
a conception of history that transcends positivist temporal finitude, establishing connections
with some of Didi-Huberman's works. Finally, we will briefly draw on the preface of The
Origin of German Tragic Drama as a possibility for a critical-epistemological reading, aiming
to demonstrate the importance of the aesthetic dimension in the form of exposition of
philosophical truth. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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