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Título: “Para que se apanhe a flor viva”: natureza, ambiente e ensino de Ciências Naturais na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo em Movimento do Distrito Federal
Autor(es): Nascimento, Gabriel Mallmann do
Orientador(es): Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Assunto: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação ambiental
Educação em ciência
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA)
Data de apresentação: 18-Dez-2024
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: NASCIMENTO, Gabriel Mallmann do. “Para que se apanhe a flor viva”: natureza, ambiente e ensino de Ciências Naturais na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo em Movimento do Distrito Federal. 2024. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central analisar as perspectivas teóricas, formativas e políticas de natureza e ambiente imbricadas na educação científica proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal (CMDF) — Ensino Fundamental Anos Finais, e de que maneira essas perspectivas dão subsídios para o enfrentamento real do colapso ambiental. Tendo como referencial teórico-metodológico o Materialismo Histórico-Dialético (MHD), a investigação não se limitou à mera análise textual dos documentos, mas a reconstrução histórica da rede de relações entre ciência, tecnologia, capitalismo e natureza (rede CTCN) e como essa rede se materializa na elaboração de documentos oficiais da educação como a BNCC e o CMDF, que têm como suposto pressuposto teórico a Educação CTS/CTSA. Como síntese, identificamos que ambos os documentos, gestados e em pleno desenvolvimento do capitalismo neoliberal, reproduzem e legitimam a hegemonia capitalista, promovendo uma formação para o mundo do trabalho e para a formação técnica baseada na solução de problemas, compreendendo ciência e tecnologia como entidades autônomas e apartadas da sociedade e preservam a aparente cisão entre sociedade e natureza, de tal forma que não apresentam subsídios robustos para inspirar e fundamentar ações educacionais para a superação real e concreta do colapso ambiental.
Abstract: The present work has as main objective to analyse the theoretical, formative and political perspectives embedded in the scientific education proposed by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Currículo em Movimento do Distrito Federal — ensino fundamental anos iniciais e anos finais and how these perspectives foster subsides to the real coping of the environmental collapse. Using the Historical-Dialetical Materialism (MHD) as the theoretical-methodological foundation, the investigation was not limited to the mere textual analysis of the documents, but the historical reconstruction of the network of relations between science, technology, capitalism and nature (STCN network) and how it materializes in the elaboration of official documents as BNCC and CMDF. As synthesis, we identified that both documents, gestated and in full development of neoliberal capitalism, reproduce and legitimize the capitalist hegemony, promoting formation for the world of work and technical training based on problem solving, understanding science and technology as autonomous entities and apart from society and preserve the apparent division between society and nature, in such a way that they do not present robust subsidies to inspire and substantiate educational actions for real and concrete overcoming of the environmental collapse.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
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