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Título: A efetividade dos Conselhos de Controle Social na implementação de políticas públicas educacionais no município de Pirassununga, estado de São Paulo
Autor(es): Santos, Sara Zéro dos
Orientador(es): Rodrigues, Elaine Aparecida
Assunto: Participação social
Políticas educacionais
Transparência pública
Data de apresentação: 8-Ago-2024
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: SANTOS, Sara Zéro dos. A efetividade dos Conselhos de Controle Social na implementação de políticas públicas educacionais no município de Pirassununga, estado de São Paulo. 2024. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A participação social na formulação e implementação de políticas públicas é essencial para a construção de uma governança democrática e eficaz. Este estudo investiga a efetividade dos Conselhos de Controle Social na implementação de políticas públicas educacionais no município de Pirassununga, estado de São Paulo, analisando seu papel na promoção da transparência, participação cidadã e governança na área da educação. Foi utilizada uma abordagem metodológica mista, que combinou análise documental de atas de reuniões, leis e regimentos internos da Municipalidade. Também foi realizada revisão sistemática da literatura sobre os Conselhos Municipais de Educação, Planos Municipais de Educação, Fundeb, e Conselhos de Alimentação Escolar. Os resultados mostraram que, apesar da existência formal do Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar e Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e da participação desses colegiados em discussões relevante, há uma baixa frequência nas reuniões e cancelamentos devido à falta de quórum. Constatou-se que os conselhos enfrentam desafios na comunicação com o poder público e na atualização de regimentos internos. A pesquisa aponta a necessidade de maior apoio técnico e institucional para fortalecer a atuação dos conselhos, incluindo a promoção de capacitações e melhoria da comunicação entre o poder público e os conselheiros. Em conclusão, para que os conselhos de controle social de Pirassununga desempenhem efetivamente seu papel na governança educacional do município, é essencial um maior comprometimento e suporte do Executivo, bem como maior participação e engajamento dos membros da comunidade.
Abstract: Social participation in the formulation and implementation of public policies is essential for building effective and democratic governance. This study investigates the effectiveness of Social Control Councils in implementing educational public policies in the municipality of Pirassununga, São Paulo, analyzing their role in promoting transparency, citizen participation, and governance in education. A mixed methodological approach was used, combining documentary analysis of meeting minutes, laws, and internal regulations of the municipality. A systematic literature review was also conducted on Municipal Education Councils, Municipal Education Plans, Fundeb, and School Feeding Councils. The results showed that despite the formal existence of the Municipal Education Council, School Feeding Council, and the Fundeb Social Control and Monitoring Council, and their participation in relevant discussions, there is low attendance at meetings and cancellations due to a lack of quorum. The study found that the councils face challenges in communication with the public authorities and in updating internal regulations. The research highlights the need for greater technical and institutional support to strengthen the councils' activities, including promoting training and improving communication between public authorities and council members. In conclusion, for the social control councils of Pirassununga to effectively play their role in the municipality's educational governance, greater commitment and support from the Executive are essential, as well as increased participation and engagement from community members.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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