| Título: | A aplicabilidade do conceito de “reis-filósofos” no contexto brasileiro |
| Autor(es): | Silva, Maycon Lacerda Queiroz |
| Orientador(es): | Amusquivar, Erika Laurinda |
| Assunto: | Sistema político Platão Brasil Educação |
| Data de apresentação: | 19-Set-2024 |
| Data de publicação: | 10-Nov-2025 |
| Referência: | SILVA, Maycon Lacerda Queiroz. A aplicabilidade do conceito de “reis-filósofos” no contexto brasileiro. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | Esta monografia se ateve a estudar a possibilidade da aplicação do sistema
político-educacional proposto pelo filósofo grego Platão à conjuntura política brasileira atual.
À vista disso, procurou-se elucidar a conceituação platônica sobre o que é um “filósofo” e o
que é propriamente a “filosofia” da qual a obra se refere, além também de esclarecer o
processo de formação do “rei filósofo” disposto na obra “A República” e analisar a sua
aplicabilidade e as suas devidas adaptações à conjuntura política brasileira. Dessa maneira,
este trabalho se ocupou em lançar mão da análise de notícias produzidas por grandes veículos
de comunicação, de artigos acadêmicos, da Constituição, de matérias produzidas por websites
especializados em Direito e Política, de periódicos, de revistas e livros acadêmicos, além de
obras clássicas. Nesse sentido, na análise que se efetuou, observaram-se diversos fatores,
como: a dificuldade de ajustamento entre a diversidade étnico-cultural e política brasileira e
da rigidez do sistema educacional platônico; a essência problemática elitista da proposta, em
função da sua base enraizada na seleção de um grupo dos “melhores”; a difícil legitimação
social e política do sistema proposto, além da resistência da própria classe política, das
legendas partidárias e dos demais indivíduos beneficiados pelo atual sistema político; e por
último, a heterogeneidade de concepções éticas e morais acerca da definição de um bom
governante, o que varia de acordo com a temporalidade e espacialidade em questão. Esses
resultados obtidos culminaram na conclusão de que o sistema político platônico não é
aplicável no contexto brasileiro, uma vez que este último apresenta diversos entraves e
dinâmicas únicas que impedem a operacionalização do modelo ideal grego de forma cabal e
efetiva |
| Abstract: | This monograph set out to study the possibility of applying the political-educational
system proposed by the Greek philosopher Plato to the current brazilian political context. In
view of this, it was necessary to elucidate the Platonic concept of what a “philosopher” is and
what is the concept of “philosophy” to which this essay refers to, in addition to clarifying the
process of formation of the “philosopher king” set out in the work “The Republic” and
analyzing its applicability and its appropriate adaptations to the Brazilian political situation. In
this way, this work has made use of the analysis of news produced by major media networks,
academic articles, the brazilian Constitution, articles produced by websites specializing in
Law and Politics, periodicals, magazines and academic books, as well as classic books. In this
sense, the analysis that was carried out revealed various factors, such as: the difficulty of
adjusting between Brazil's ethnic-cultural and political diversity and the rigidity of the
Platonic educational system; the problematic elitist essence of the proposal, due to its basis
being rooted in the selection of a group of the “best”; the difficult social and political
legitimization of the proposed system, in addition to the resistance of the political class itself,
party legends and other individuals benefiting from the current political system; and finally,
the heterogeneity of ethical and moral conceptions about the definition of a good ruler, which
varies according to the temporality and spatiality in question. These results culminated in the
conclusion that the Platonic political system is not applicable in the Brazilian context, since
the latter has several obstacles and unique dynamics that prevent the Greek ideal model from
being fully and effectively operationalized. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2024. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.