Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RodrigoGomes_tcc.pdf502,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da implementação da política pública de ensino a distância : um estudo de caso na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis - Goiás
Autor(es): Gomes, Rodrigo
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Ensino à distância
Inclusão digital
Ensino remoto
Data de apresentação: 5-Ago-2024
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: GOMES, Rodrigo. Impactos da implementação da política pública de ensino a distância: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis - Goiás. 2024. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo analisa a implementação das aulas assíncronas online pelo Centro de Ensino a Distância no município de Anápolis, Goiás, durante e após a pandemia da COVID-19 (2020 a 2024). Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados questionários aplicados aos docentes para coletar dados sobre a perspectiva e experiência deles neste processo. Os resultados indicam que, apesar de benefícios como a flexibilidade de horário das aulas assíncronas e a possibilidade de revisão de conteúdo, a falta de uma estrutura adequada e de acesso à internet representaram obstáculos significativos. As estratégias de inclusão digital adotadas foram insuficientes devido à impossibilidade de distribuir dispositivos ou fornecer pacotes de dados. Além disso, os métodos de avaliação de desempenho dos alunos nas aulas foram uma limitação destacada, contribuindo para o insucesso dos estudantes no período pós-pandemia. Dessa forma, para que o ensino remoto por meio de aulas assíncronas seja uma política pública eficiente, é necessária uma abordagem que inclua a capacitação dos docentes e infraestrutura tecnológica compatível, garantindo assim uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes da rede municipal de educação de Anápolis, Goiás.
Abstract: This study analyzes the implementation of asynchronous online classes by the Center for Distance Education in the town of Anápolis, Goiás, during and after the COVID-19 pandemic (2020 to 2024). To achieve the proposed objective, questionnaires were administered to teachers to collect data on their perspectives and experiences in this process. The results indicate that, despite benefits such as the flexibility of asynchronous class schedules and the possibility of content review, the lack of adequate infrastructure and internet access posed significant obstacles. The digital inclusion strategies adopted were insufficient due to the inability to distribute devices or provide data packages. Additionally, the methods of assessing student performance in the classes were a notable limitation, contributing to the students' lack of success in the post-pandemic period. Therefore, for remote teaching through asynchronous classes to be an efficient public policy, an approach that includes teacher training and compatible technological infrastructure is necessary, thus ensuring quality and inclusive education for all students in the municipal education network of Anápolis, Goiás.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.