| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Elaine Aparecida | - |
| dc.contributor.author | D'Abadia, Renato Gomes | - |
| dc.identifier.citation | D'ABADIA, Renato Gomes. Relato de experiência sobre a importância do uso das tecnologias na educação municipal de Pirenópolis. 2024. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este relato aborda a implementação e impacto das tecnologias educacionais no município de Pirenópolis, Goiás. O estudo de caso teve como objetivo principal descrever os ganhos na transformação digital da Rede Municipal de Ensino através do acesso a diferentes ferramentas digitais e a formação continuada de docentes, que culminaram em melhores resultados nas avaliações externas. Analisar as contribuições da integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas docentes. Possibilitar à comunidade escolar vivenciar esse processo de inclusão digital por intermédio de situações potencialmente pedagógicas. Observou-se que o uso de ferramentas digitais nas escolas municipais tem facilitado o aprendizado, promovendo a inclusão digital e melhorado o engajamento dos alunos e do corpo docente. A experiência destaca a importância de políticas públicas voltadas à capacitação docente e infraestrutura tecnológica para otimizar o ensino e preparar os alunos para a sociedade digital | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino público | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
| dc.title | Relato de experiência sobre a importância do uso das tecnologias na educação municipal de Pirenópolis | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T13:48:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-10T13:48:02Z | - |
| dc.date.submitted | 2024-08-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42218 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This report addresses the implementation and impact of educational technologies in the municipality of Pirenópolis, Goiás. The case study's main objective was to describe the gains in the digital transformation of the Municipal Education Network through access to different digital tools and the continued training of teachers , which culminated in better results in external evaluations. Analyze the contributions of the integration of Digital Information and Communication Technologies (DIT) in teaching pedagogical practices. Enable the school community to experience this process of digital inclusion through theoretical pedagogical
situations. It should be noted that the use of digital tools in municipal schools has facilitated learning, promoting digital inclusion and improving the engagement of students and teaching staff. The experience highlights the importance of public policies aimed at teacher training and technological infrastructure to improve teaching and prepare students for the digital society. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|