| Título: | Motivos, barreiras e a influência do Marketing no consumo sustentável : uma análise da geração Z |
| Autor(es): | Souza, Danilo Rocha de |
| Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
| Assunto: | Consumo sustentável Geração Z Sustentabilidade Marketing |
| Data de apresentação: | 18-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 10-Nov-2025 |
| Referência: | SOUZA, Eluiza Alberto de Morais. Motivos, barreiras e a influência do Marketing no consumo sustentável: uma análise da geração Z. 2025. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos consumidores da geração
Z sobre o conceito de sustentabilidade, os motivos e barreiras ao consumo sustentável, além
da influência do marketing nesse comportamento. Para isso, foi realizada uma revisão da
literatura existente e conduzidas entrevistas semiestruturadas com nove participantes da
geração Z, a fim de identificar seus padrões de consumo. A literatura aponta como principais
motivadores a preocupação ambiental associada a valores pessoais e a presença de políticas
públicas que incentivem a mudança para práticas de consumo mais sustentáveis. Por outro
lado, as principais barreiras identificadas incluem a falta de conhecimento ambiental - que
dificulta a adoção de ações sustentáveis - características específicas dos produtos e fatores
internos dos indivíduos. As entrevistas confirmaram a preocupação com o meio ambiente
como um motivo, mas também destacaram outros fatores, como vantagens econômicas,
qualidade dos produtos e o uso de tecnologias como IoT para facilitar o acesso a opções
sustentáveis. As barreiras relatadas incluíram a ausência de políticas públicas, falta de
conhecimento, alto custo dos produtos sustentáveis e desconfiança nas empresas e produtos
em si. Além disso, o marketing mostrou-se positivamente influente para estimular o consumo
sustentável. Por fim, o trabalho contribui com a escassa literatura sobre o tema e para
compreensão dos aspectos de consumo da geração Z. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Administração
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