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Título: Motivos, barreiras e a influência do Marketing no consumo sustentável : uma análise da geração Z
Autor(es): Souza, Danilo Rocha de
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Consumo sustentável
Geração Z
Sustentabilidade
Marketing
Data de apresentação: 18-Jul-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: SOUZA, Eluiza Alberto de Morais. Motivos, barreiras e a influência do Marketing no consumo sustentável: uma análise da geração Z. 2025. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos consumidores da geração Z sobre o conceito de sustentabilidade, os motivos e barreiras ao consumo sustentável, além da influência do marketing nesse comportamento. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura existente e conduzidas entrevistas semiestruturadas com nove participantes da geração Z, a fim de identificar seus padrões de consumo. A literatura aponta como principais motivadores a preocupação ambiental associada a valores pessoais e a presença de políticas públicas que incentivem a mudança para práticas de consumo mais sustentáveis. Por outro lado, as principais barreiras identificadas incluem a falta de conhecimento ambiental - que dificulta a adoção de ações sustentáveis - características específicas dos produtos e fatores internos dos indivíduos. As entrevistas confirmaram a preocupação com o meio ambiente como um motivo, mas também destacaram outros fatores, como vantagens econômicas, qualidade dos produtos e o uso de tecnologias como IoT para facilitar o acesso a opções sustentáveis. As barreiras relatadas incluíram a ausência de políticas públicas, falta de conhecimento, alto custo dos produtos sustentáveis e desconfiança nas empresas e produtos em si. Além disso, o marketing mostrou-se positivamente influente para estimular o consumo sustentável. Por fim, o trabalho contribui com a escassa literatura sobre o tema e para compreensão dos aspectos de consumo da geração Z.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
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