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Título: Educação empreendedora em Pirenópolis : relato de experiência de uma parceria público privado
Autor(es): Nogueira, Régia Beatriz Coêlho Diniz
Orientador(es): Rodrigues, Elaine Aparecida
Assunto: Parceria público-privada
Educação empreendedora
Empreendedorismo
Data de apresentação: 16-Ago-2024
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: NOGUEIRA, Régia Beatriz Coêlho Diniz.Educação empreendedora em Pirenópolis: relato de experiência de uma parceria público privado. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A educação empreendedora tem emergido como uma estratégia crucial para o desenvolvimento econômico e social. Em Pirenópolis, Goiás, essa abordagem foi implementada por meio de uma parceria público-privada que envolveu a prefeitura, o SEBRAE e instituições locais. Este relato de experiência mostra os impactos dessa iniciativa, que incluiu capacitação de educadores, engajamento comunitário e atividades práticas nas escolas. Foi utilizado o método descritivo, tipo relato de experiência, de um projeto desenvolvido na rede pública municipal de educação. A ação foi implementada como política pública municipal e reconhecida no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – 2023. A ação educativa, desenvolvida de forma intersetorial, mostrou que a integração de metodologias ativas e interdisciplinares fomentou a autoaprendizagem, a inovação e a adaptação às novas tendências, beneficiando mais de 2 mil alunos e 200 educadores. A Semana Municipal do Empreendedor Pirenopolino e outras ações trabalharam as competências socioemocionais e empreendedoras, buscando alinhar-se aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que a educação empreendedora, apoiada por parcerias estratégicas, pode promover mudanças significativas em contextos locais, preparando estudantes para o desenvolvimento da cidadania.
Abstract: Entrepreneurial education has emerged as a crucial strategy for economic and social development. In Pirenópolis, Goiás, this approach was implemented through a public-private partnership involving the city hall, SEBRAE, and local institutions. This experience report highlights the impacts of this initiative, which included educator training, community engagement, and practical activities in schools. A descriptive method was used, in the form of an experience report, based on a project developed within the municipal public education network. The action was implemented as a municipal public policy and was recognized in the 12th Sebrae Prefeitura Empreendedora Award – 2023. The educational initiative, developed in an intersectoral manner, demonstrated that the integration of active and interdisciplinary methodologies fostered self-learning, innovation, and adaptation to new trends, benefiting more than 2,000 students and 200 educators. The Pirenopolino Municipal Entrepreneur Week and other actions focused on developing socio-emotional and entrepreneurial skills, aiming to align with the objectives of the National Common Curricular Base. It is concluded that entrepreneurial education, supported by strategic partnerships, can promote significant changes in local contexts, preparing students for the development of citizenship.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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