| Título: | Análise de vibrações em um piloto de veículo esportivo do tipo Kart |
| Autor(es): | Assunção, Mikaell Ferreira |
| Orientador(es): | Nunes, Maria Alzira de Araújo |
| Assunto: | Vibração Kart Veículos |
| Data de apresentação: | 17-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | ASSUNÇÃO, Mikaell Ferreira. Análise de vibrações em um piloto de veículo esportivo do tipo Kart. 2025. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A exposição prolongada à vibração pode causar impactos negativos na saúde, especialmente em pilotos de veículos de competição. No kart, a ausência de sistemas de suspensão
e a proximidade do piloto com o solo aumentam significativamente a transmissão das vibrações. Este estudo busca quantificar e analisar a exposição às vibrações de Corpo Inteiro
(VCI) e de Mãos e Braços (VMB) em pilotos de kart durante o treino. Para isso, foram
seguidas as diretrizes das normas ISO 2631-1 e ISO 5349-1, além das Normas de Higiene
Ocupacional (NHO 09 e NHO 10). As medições foram realizadas no kartódromo Ayrton
Senna Guará - DF, utilizando um kart da categoria graduados e um conjunto de sensores,
incluindo acelerômetros triaxiais e o dispositivo Inlite AxPro. Os resultados obtidos permitiram avaliar os níveis de vibração e compará-los com limites normativos, contribuindo
para o entendimento dos riscos ergonômicos associados à prática do kartismo e para o
desenvolvimento de estratégias de mitigação. |
| Abstract: | Prolonged exposure to vibration can have negative health effects, especially on drivers of
competition vehicles. In karting, the absence of suspension systems and the driver’s direct
exposure to road surface irregularities significantly increase vibration transmission. This
study aims to quantify and analyze exposure to Whole-Body Vibration (WBV) and Hand-Arm Vibration (HAV) in kart drivers during training. To achieve this, the guidelines of
ISO 2631-1 and ISO 5349-1 standards were followed, along with the Occupational Hygiene
Standards (NHO 09 and NHO 10). Measurements were conducted at the Ayrton Senna
Karting Track in Guará Federal District - Brazil, using a graduate-category kart and a
set of sensors, including triaxial accelerometers and the Inlite AxPro device. The results
enabled the assessment of vibration levels and their comparison with regulatory limits,
contributing to a better understanding of ergonomic risks in karting and supporting the
development of mitigation strategies. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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