Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42204
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MikaellFerreiraAssuncao_tcc.pdf16,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de vibrações em um piloto de veículo esportivo do tipo Kart
Autor(es): Assunção, Mikaell Ferreira
Orientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Assunto: Vibração
Kart
Veículos
Data de apresentação: 17-Fev-2025
Data de publicação: 6-Nov-2025
Referência: ASSUNÇÃO, Mikaell Ferreira. Análise de vibrações em um piloto de veículo esportivo do tipo Kart. 2025. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A exposição prolongada à vibração pode causar impactos negativos na saúde, especialmente em pilotos de veículos de competição. No kart, a ausência de sistemas de suspensão e a proximidade do piloto com o solo aumentam significativamente a transmissão das vibrações. Este estudo busca quantificar e analisar a exposição às vibrações de Corpo Inteiro (VCI) e de Mãos e Braços (VMB) em pilotos de kart durante o treino. Para isso, foram seguidas as diretrizes das normas ISO 2631-1 e ISO 5349-1, além das Normas de Higiene Ocupacional (NHO 09 e NHO 10). As medições foram realizadas no kartódromo Ayrton Senna Guará - DF, utilizando um kart da categoria graduados e um conjunto de sensores, incluindo acelerômetros triaxiais e o dispositivo Inlite AxPro. Os resultados obtidos permitiram avaliar os níveis de vibração e compará-los com limites normativos, contribuindo para o entendimento dos riscos ergonômicos associados à prática do kartismo e para o desenvolvimento de estratégias de mitigação.
Abstract: Prolonged exposure to vibration can have negative health effects, especially on drivers of competition vehicles. In karting, the absence of suspension systems and the driver’s direct exposure to road surface irregularities significantly increase vibration transmission. This study aims to quantify and analyze exposure to Whole-Body Vibration (WBV) and Hand-Arm Vibration (HAV) in kart drivers during training. To achieve this, the guidelines of ISO 2631-1 and ISO 5349-1 standards were followed, along with the Occupational Hygiene Standards (NHO 09 and NHO 10). Measurements were conducted at the Ayrton Senna Karting Track in Guará Federal District - Brazil, using a graduate-category kart and a set of sensors, including triaxial accelerometers and the Inlite AxPro device. The results enabled the assessment of vibration levels and their comparison with regulatory limits, contributing to a better understanding of ergonomic risks in karting and supporting the development of mitigation strategies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.