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Título: Aprendizagem baseada em projetos na disciplina de Gestão de Produção e Qualidade: uma abordagem prática na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Aquino, Matheus Nogueira de Carvalho de
Orientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Assunto: Aprendizagem baseada em projetos
Inovação
Engenharia - estudo e ensino
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 6-Nov-2025
Referência: AQUINO, Matheus Nogueira de Carvalho de. Aprendizagem baseada em projetos na disciplina de Gestão de Produção e Qualidade: uma abordagem prática na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (UnB). 2025. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) foi aplicada na disciplina de Gestão da Produção e Qualidade (GEPEQ) da Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de melhorar a formação dos alunos, alinhando a teoria aos desafios reais do mercado de trabalho. A pesquisa demonstrou que a ABPj contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como resolução de problemas complexos, trabalho colaborativo e liderança, além de estimular o pensamento estratégico e crítico dos alunos. Ao envolver os estudantes na resolução de problemas reais, a metodologia proporciona um aprendizado mais prático e aplicável, o que aumenta a percepção dos alunos sobre a relevância da disciplina para suas futuras carreiras e fortalece a sua autoconfiança. A interação com empresas locais, que se beneficiam das soluções propostas pelos alunos, estabelece uma conexão valiosa entre a academia e o setor industrial, promovendo inovação e melhoria contínua nos processos produtivos. Apesar dos avanços, a pesquisa também revelou que, embora a ABPj tenha o potencial de ampliar as oportunidades de estágio e inserção no mercado de trabalho, uma análise mais aprofundada e de longo prazo será necessária para avaliar de forma definitiva esse impacto. Além disso, a implementação da ABPj exige planejamento cuidadoso e adaptação tanto dos alunos quanto dos professores, devido à dinâmica diferente da metodologia tradicional. A continuidade do uso da ABPj nas turmas futuras, com ajustes e melhorias contínuas, pode consolidar ainda mais a metodologia como uma prática pedagógica eficaz e inovadora, alinhada às exigências do mercado de trabalho e às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de engenharia, fortalecendo a formação de profissionais mais preparados, autônomos e capazes de enfrentar os desafios de um mercado globalizado e em constante transformação. Portanto, a ABPj não só contribui para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também fortalece o vínculo entre a academia e a indústria, promovendo a inovação e a adaptação dos estudantes às necessidades do mercado, além de fomentar a formação de profissionais críticos, adaptáveis e inovadores.
Abstract: The Project-Based Learning (PBL) methodology was applied in the Production and Quality Management (GEPEQ) course at the Faculty of Gama (FGA) at the University of Brasília (UnB), with the aim of enhancing students’ education by aligning theory with real-world market challenges. The research demonstrated that PBL significantly contributes to the development of essential skills, such as solving complex problems, teamwork, leadership, and encourages strategic and critical thinking among students. By involving students in solving real-world problems, the methodology provides more practical and applicable learning, increasing students’ perception of the relevance of the subject to their future careers and strengthening their self-confidence. Interaction with local companies, benefiting from the solutions proposed by students, establishes a valuable connection between academia and the industrial sector, promoting innovation and continuous improvement in production processes. Despite the progress, the research also revealed that although PBL has the potential to expand internship and job placement opportunities, a more in-depth, long-term analysis is needed to definitively evaluate this impact. Additionally, implementing PBL requires careful planning and adaptation from both students and professors, due to the different dynamics compared to traditional methodologies. The continued use of PBL in future cohorts, with continuous adjustments and improvements, could further solidify the methodology as an effective and innovative pedagogical practice, aligned with labor market demands and the National Curriculum Guidelines for engineering courses, strengthening the training of more well-prepared, autonomous professionals capable of facing the challenges of a globalized and constantly evolving market. Therefore, PBL not only contributes to students’ academic development but also strengthens the link between academia and industry, promoting innovation and adapting students to market needs, while fostering the formation of critical, adaptable, and innovative professionals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025.
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