| Título: | Aprendizagem baseada em projetos na disciplina de Gestão de Produção e Qualidade: uma abordagem prática na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (UnB) |
| Autor(es): | Aquino, Matheus Nogueira de Carvalho de |
| Orientador(es): | Lisboa, Fábio Cordeiro de |
| Assunto: | Aprendizagem baseada em projetos Inovação Engenharia - estudo e ensino |
| Data de apresentação: | 19-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | AQUINO, Matheus Nogueira de Carvalho de. Aprendizagem baseada em projetos na
disciplina de Gestão de Produção e Qualidade: uma abordagem prática na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (UnB). 2025. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) foi aplicada na disciplina
de Gestão da Produção e Qualidade (GEPEQ) da Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de melhorar a formação dos alunos, alinhando
a teoria aos desafios reais do mercado de trabalho. A pesquisa demonstrou que a ABPj
contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como resolução de problemas complexos, trabalho colaborativo e liderança, além de estimular o
pensamento estratégico e crítico dos alunos. Ao envolver os estudantes na resolução de
problemas reais, a metodologia proporciona um aprendizado mais prático e aplicável, o
que aumenta a percepção dos alunos sobre a relevância da disciplina para suas futuras carreiras e fortalece a sua autoconfiança. A interação com empresas locais, que se beneficiam
das soluções propostas pelos alunos, estabelece uma conexão valiosa entre a academia e
o setor industrial, promovendo inovação e melhoria contínua nos processos produtivos.
Apesar dos avanços, a pesquisa também revelou que, embora a ABPj tenha o potencial
de ampliar as oportunidades de estágio e inserção no mercado de trabalho, uma análise
mais aprofundada e de longo prazo será necessária para avaliar de forma definitiva esse
impacto. Além disso, a implementação da ABPj exige planejamento cuidadoso e adaptação tanto dos alunos quanto dos professores, devido à dinâmica diferente da metodologia
tradicional. A continuidade do uso da ABPj nas turmas futuras, com ajustes e melhorias
contínuas, pode consolidar ainda mais a metodologia como uma prática pedagógica eficaz
e inovadora, alinhada às exigências do mercado de trabalho e às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de engenharia, fortalecendo a formação de profissionais mais
preparados, autônomos e capazes de enfrentar os desafios de um mercado globalizado e
em constante transformação. Portanto, a ABPj não só contribui para o desenvolvimento
acadêmico dos alunos, mas também fortalece o vínculo entre a academia e a indústria,
promovendo a inovação e a adaptação dos estudantes às necessidades do mercado, além
de fomentar a formação de profissionais críticos, adaptáveis e inovadores. |
| Abstract: | The Project-Based Learning (PBL) methodology was applied in the Production and
Quality Management (GEPEQ) course at the Faculty of Gama (FGA) at the University of Brasília (UnB), with the aim of enhancing students’ education by aligning theory
with real-world market challenges. The research demonstrated that PBL significantly contributes to the development of essential skills, such as solving complex problems, teamwork, leadership, and encourages strategic and critical thinking among students. By involving students in solving real-world problems, the methodology provides more practical
and applicable learning, increasing students’ perception of the relevance of the subject to
their future careers and strengthening their self-confidence. Interaction with local companies, benefiting from the solutions proposed by students, establishes a valuable connection
between academia and the industrial sector, promoting innovation and continuous improvement in production processes. Despite the progress, the research also revealed that
although PBL has the potential to expand internship and job placement opportunities,
a more in-depth, long-term analysis is needed to definitively evaluate this impact. Additionally, implementing PBL requires careful planning and adaptation from both students
and professors, due to the different dynamics compared to traditional methodologies. The
continued use of PBL in future cohorts, with continuous adjustments and improvements,
could further solidify the methodology as an effective and innovative pedagogical practice,
aligned with labor market demands and the National Curriculum Guidelines for engineering courses, strengthening the training of more well-prepared, autonomous professionals
capable of facing the challenges of a globalized and constantly evolving market. Therefore,
PBL not only contributes to students’ academic development but also strengthens the link
between academia and industry, promoting innovation and adapting students to market
needs, while fostering the formation of critical, adaptable, and innovative professionals. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.