| Título: | Determinação das características acústicas de mantas utilizadas em tratamentos acústicos automotivos |
| Autor(es): | Silva, André da Fonseca |
| Orientador(es): | Nunes, Maria Alzira de Araújo |
| Assunto: | Automóveis Conforto acústico |
| Data de apresentação: | 21-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | SILVA, André da Fonseca. Determinação das características acústicas de mantas utilizadas em tratamentos acústicos automotivos. 2025. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O conforto acústico de um automóvel, atualmente, é representado como um dos
parâmetros mais importantes no contexto automotivo mundial. A concorrência global está
fazendo com que os fabricantes automotivos comecem a usufruir de materiais de custo
cada vez mais baixo para o controle de ruído veicular e que, ao mesmo tempo, garantam
desempenhos vibro-acústicos cada vez maiores. Usualmente, veículos populares e de
valores mais acessíveis não tem nenhum tipo de tratamento acústico especializado
introduzido no momento de sua fabricação, sendo um atributo muitas vezes presentes
somente em automóveis de categoria premium. Por conta disso, estes veículos mais
populares são muitas vezes modificados em oficinas e empresas especializadas, sendo
posta mantas acústicas tanto nas portas, quanto no porta malas, no teto e no assoalho.
Todavia, muita das vezes estes serviços não dispõem de nenhum tipo de embasamento
teórico e algumas mantas utilizadas não possuem nenhuma propriedade acústica descrita
em suas embalagens ou mencionada por seus fabricantes e tampouco dados de ensaios
acústicos padronizados realizados em laboratórios credenciados pelo INMETRO. É neste
contexto que se fundamenta o presente estudo, que tem por objetivo testar
experimentalmente três mantas acústicas dentre as mais populares presentes no mercado,
utilizando o tubo de impedância acústico, para determinar propriedades acústicas dos
produtos, como a absorção sonora e a perda de transmissão sonora. Foi realizada a
medição utilizando dois microfones calibrados em 114 dB e com base nos testes
experimentais realizados e nos resultados obtidos, foi evidenciado que enquanto a
primeira manta acústica tem um coeficiente de absorção maior, a segunda e a terceira
manta têm níveis de perda de transmissão mais acentuados. Conclui-se que para um
conforto acústico melhor e mais absorção sonora interna do veículo, a manta acústica 1 é
recomendada, já as mantas acústicas 2 e 3 são melhor empregadas para um aumento na
massa das portas e controle de vibrações, assim como na perda de transmissão. |
| Abstract: | The acoustic comfort of a car is currently one of the most important factors in the global
automotive industry. Global competition is driving car manufacturers to adopt using
increasingly lower-cost materials to control vehicle noise while also ensuring increasingly
better vibro-acoustic performance. Affordable vehicles usually do not have any type of
specialized acoustic treatment introduced at the time of their manufacture, a feature
typically found only in premium category cars. Because of this, these more popular
vehicles are often modified in specialized workshops and companies, where acoustic
blankets are applied to doors, trunk, roof and floor. However, these modifications often
do not have any type of theoretical basis and some blankets do not have their acoustic
properties specified on their packaging or mentioned by their manufacturers, nor do they
have data from standardized acoustic tests carried out in laboratories accredited by
INMETRO. This study is based on this context, which aims to experimentally evaluate
three of the most popular acoustic blankets on the market, using an acoustic impedance
tube, to determine the acoustic properties of the products, such as sound absorption and
sound transmission loss. The measurement was performed using two microphones
calibrated at 114 dB and, based on the experimental results indicate that while the first
acoustic blanket exhibits a higher absorption coefficient, the second and third blankets
have greater transmission loss levels. It is concluded that for better acoustic comfort and
greater internal sound absorption of the vehicle, acoustic blanket 1 is recommended, while
acoustic blankets 2 and 3 are better used to increase the mass of the doors and control
vibrations, as well as transmission loss. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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