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Título: Determinação das características acústicas de mantas utilizadas em tratamentos acústicos automotivos
Autor(es): Silva, André da Fonseca
Orientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Assunto: Automóveis
Conforto acústico
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 6-Nov-2025
Referência: SILVA, André da Fonseca. Determinação das características acústicas de mantas utilizadas em tratamentos acústicos automotivos. 2025. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O conforto acústico de um automóvel, atualmente, é representado como um dos parâmetros mais importantes no contexto automotivo mundial. A concorrência global está fazendo com que os fabricantes automotivos comecem a usufruir de materiais de custo cada vez mais baixo para o controle de ruído veicular e que, ao mesmo tempo, garantam desempenhos vibro-acústicos cada vez maiores. Usualmente, veículos populares e de valores mais acessíveis não tem nenhum tipo de tratamento acústico especializado introduzido no momento de sua fabricação, sendo um atributo muitas vezes presentes somente em automóveis de categoria premium. Por conta disso, estes veículos mais populares são muitas vezes modificados em oficinas e empresas especializadas, sendo posta mantas acústicas tanto nas portas, quanto no porta malas, no teto e no assoalho. Todavia, muita das vezes estes serviços não dispõem de nenhum tipo de embasamento teórico e algumas mantas utilizadas não possuem nenhuma propriedade acústica descrita em suas embalagens ou mencionada por seus fabricantes e tampouco dados de ensaios acústicos padronizados realizados em laboratórios credenciados pelo INMETRO. É neste contexto que se fundamenta o presente estudo, que tem por objetivo testar experimentalmente três mantas acústicas dentre as mais populares presentes no mercado, utilizando o tubo de impedância acústico, para determinar propriedades acústicas dos produtos, como a absorção sonora e a perda de transmissão sonora. Foi realizada a medição utilizando dois microfones calibrados em 114 dB e com base nos testes experimentais realizados e nos resultados obtidos, foi evidenciado que enquanto a primeira manta acústica tem um coeficiente de absorção maior, a segunda e a terceira manta têm níveis de perda de transmissão mais acentuados. Conclui-se que para um conforto acústico melhor e mais absorção sonora interna do veículo, a manta acústica 1 é recomendada, já as mantas acústicas 2 e 3 são melhor empregadas para um aumento na massa das portas e controle de vibrações, assim como na perda de transmissão.
Abstract: The acoustic comfort of a car is currently one of the most important factors in the global automotive industry. Global competition is driving car manufacturers to adopt using increasingly lower-cost materials to control vehicle noise while also ensuring increasingly better vibro-acoustic performance. Affordable vehicles usually do not have any type of specialized acoustic treatment introduced at the time of their manufacture, a feature typically found only in premium category cars. Because of this, these more popular vehicles are often modified in specialized workshops and companies, where acoustic blankets are applied to doors, trunk, roof and floor. However, these modifications often do not have any type of theoretical basis and some blankets do not have their acoustic properties specified on their packaging or mentioned by their manufacturers, nor do they have data from standardized acoustic tests carried out in laboratories accredited by INMETRO. This study is based on this context, which aims to experimentally evaluate three of the most popular acoustic blankets on the market, using an acoustic impedance tube, to determine the acoustic properties of the products, such as sound absorption and sound transmission loss. The measurement was performed using two microphones calibrated at 114 dB and, based on the experimental results indicate that while the first acoustic blanket exhibits a higher absorption coefficient, the second and third blankets have greater transmission loss levels. It is concluded that for better acoustic comfort and greater internal sound absorption of the vehicle, acoustic blanket 1 is recommended, while acoustic blankets 2 and 3 are better used to increase the mass of the doors and control vibrations, as well as transmission loss.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025.
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