| Título: | Análise das emissões atmosféricas em motores a diesel com legislação Proconve P7 e P5 com diferentes porcentagens de biodiesel em ciclo de condução |
| Autor(es): | Oliveira, Nícolas Lima de |
| Orientador(es): | Lisboa, Fábio Cordeiro de |
| Assunto: | Motores Motor - diesel Gases poluentes Veículos Diesel |
| Data de apresentação: | 5-Jul-2024 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | OLIVEIRA, Nícolas Lima de. Análise das emissões atmosféricas em motores a diesel com legislação Proconve P7 e P5 com diferentes porcentagens de biodiesel em ciclo de condução. 2024. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | A progressão tecnológica impulsionou o desenvolvimento de regulamentações mais rigorosas sobre emissões para mitigar o impacto ambiental causado por motores de baixa eficiência energética. Diante dessa realidade, a realização de pesquisas que avaliam os níveis
de emissão de poluentes e a eficácia dos motores automotivos tornou-se essencial. Estudos
específicos foram realizados alterando a composição do biodiesel em 7%, 15% e 20%, com o
propósito de caracterizar, por meio de um ciclo de condução (ETC/WHTC), as condições
que replicam o uso cotidiano dos veículos, visando estabelecer os níveis médios de emissão
para veículos com distintas certificações. Os poluentes examinados incluíram Monóxido
de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Dióxido de Carbono (CO2). Complementarmente, testes de imposição de carga foram realizados para
definir o ciclo ESC, coletando-se dados nas mesmas proporções de concentração. Durante
o ciclo ESC, observou-se variações no desempenho do motor em sua capacidade máxima,
conforme a alteração do percentual de biodiesel. O primeiro veículo analisado foi um Ford
Cargo 815, produzido em 2010 e certificado conforme as normas PROCONVE P5, seguido
por um Mercedes-Benz Accelo 815, fabricado em 2022, sob a certificação PROCONVE
P7. Os procedimentos de teste ocorreram em um dinamômetro de chassi, adotando-se a
metodologia da ABNT NBR 15634 e utilizando o sistema de análise de gases NAPRO
PC-Multigás. |
| Abstract: | Technological advancement has spurred the development of stricter emission regulations
to mitigate the environmental impact caused by low energy-efficient engines. In light of
this reality, conducting research to assess pollutant emission levels and the efficacy of
automotive engines has become crucial. Specific studies were carried out by altering the
biodiesel composition by 7%, 15%, and 20%, aiming to characterize, through a driving
cycle (ETC/WHTC), the conditions that replicate the daily use of vehicles, with the goal
of establishing average emission levels for vehicles with different certifications. The pollutants examined included Carbon Monoxide (CO), Hydrocarbons (HC), Nitrogen Oxides
(NOx), and Carbon Dioxide (CO2). Additionally, load imposition tests were conducted
to define the ESC cycle, collecting data in the same concentration proportions. During
the ESC cycle, variations in engine performance at its maximum capacity were observed,
according to the change in the percentage of biodiesel. The first vehicle analyzed was a
Ford Cargo 815, produced in 2010 and certified according to PROCONVE P5 standards,
followed by a Mercedes-Benz Accelo 815, manufactured in 2022, under the PROCONVE P7 certification. The testing procedures took place on a chassis dynamometer, adopting the methodology of ABNT NBR 15634 and utilizing the NAPRO PC-Multigas gas
analysis system. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. |
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| Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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